PUBLICIDADE

França passa sufoco, mas derrota Irlanda e segue 100% nas Eliminatórias da Eurocopa

Benjamin Pavard marca único gol dos vice-campeões mundiais em Dublin e garante vitória francesa; Sylvinho estreia com derrota pela Albânia

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Depois de estrear nas Eliminatórias da Eurocopa com uma goleada sobre os holandeses, a França voltou a se mostrar eficiente nesta segunda-feira ao superar a Irlanda por 1 a 0 em Dublin. Mas ao contrário da exibição de gala da primeira rodada, os franceses sofreram para garantir os três pontos fora de casa. O triunfo coloca o time dirigido pelo técnico Didier Deschamps na liderança do Grupo B com duas vitórias em dois jogos. Já a Irlanda marca o seu primeiro jogo na competição com uma derrota.

PUBLICIDADE

Franceses e irlandeses voltam a jogar pela terceira rodada da chave na próxima sexta-feira. A Irlanda tenta a reabilitação visitando a Grécia, enquanto a França também joga longe de seus domínios e desafia a seleção de Gibraltar.

No confronto da criatividade contra a marcação, pelo menos no primeiro tempo, a entrega tática dos irlandeses foi mais eficiente. Diante do forte bloqueio armado pelo treinador Stephen Kenny, os franceses tiveram dificuldades. Bem marcado, Mbappé encontrou dificuldades em achar os espaços e Giraud acabou sendo pouco acionado.

Pavard comemora gol solitário da seleção francesa sobre a Irlanda. Foto: Peter Morrison/ AP

Aos 23 minutos, no entanto, em jogada de bola parada, a França quase balançou a rede. Griezmann bateu escanteio aberto da esquerda e Giraud cabeceou firme. A bola bateu em dois zagueiros da Irlanda e só não entrou porque Bazunu mergulhou no canto para fazer a defesa na sequência do lance.

Com mais volume de jogo, mas com poucas chances claras de gol, a França só voltou a ameaçar aos 38 minutos. Pavard apoiou pela direita e cruzou para o desvio de Griezmann. Com o goleiro batido no lance, a bola raspou a trave esquerda da Irlanda.

Na volta do intervalo, porém, um erro defensivo da Irlanda acabou facilitando a vida dos franceses. Pavard se aproveitou de um passe errado na saída de bola do adversário, se antecipou no lance, e finalizou com precisão para fazer 1 a 0 aos quatro minutos da etapa complementar.

O gol inverteu a característica da partida e o que se viu na etapa complementar foi pressão da Irlanda com a França recuada apostando em um contra-ataque para conseguir aumentar a vantagem e definir o jogo.

Publicidade

Aos 39 minutos Adam Idah lançou McClean que bateu cruzado com perigo. Na sequência foi a vez de Idah arriscar o voleio. O chute passou muito próximo da trave da seleção francesa. Aos 44 minutos, mais sufoco: Collins completou o escanteio e cabeceou no ângulo. Maignan fez linda defesa e garantiu a vitória fora de casa.

No outro jogo do grupo, e jogando diante de sua torcida, em Roterdã, a Holanda derrotou a seleção de Gibraltar por 3 a 0 e se reabilitou da estreia desastrosa nas eliminatórias da Eurocopa, quando foi goleada pela França por 4 a 0.

Na partida, o time do técnico Ronald Koeman logo tomou a iniciativa e abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Depay subiu mais do que a marcação e, de cabeça, escorou o cruzamento no canto esquerdo do goleiro Coleing para fazer 1 a 0.

Na volta do intervalo, a Holanda voltou mais ligada e conseguiu ampliar a vantagem logo no início. Dumfries acertou um belo cruzamento e encontrou Nathan Ake na área. O defensor do Manchester City cabeceou com precisão e fez 2 a 0 aos cinco minutos. O lance teve checagem do VAR, mas após consultar o vídeo, o juiz acabou confirmando o segundo gol dos holandeses.

Aos 38 minutos, a Holanda ainda fez mais um. Nathan Ake arriscou um chute da entrada da área, o tiro teve um desvio no meio do caminho e acabou morrendo nas redes de Gibraltar definindo uma tranquila vitória diante de sua torcida.

O resultado foi importante para recuperar a equipe na classificação. A Holanda agora tem os mesmos três pontos que a Grécia, que folgou na rodada. Na liderança isolada, a França figura no topo da classificação com seis pontos.

A segunda-feira marcou ainda mais seis partidas pela fase de grupos das eliminatórias. Pelo Grupo E, Moldávia e República Checa ficaram no empate sem gols. Já a Polônia, jogando em casa, venceu a Albânia, do estreante Sylvinho: 1 a 0.

Publicidade

Pelo Grupo F, a Suécia fez a festa para cima do Azerbaijão e aplicou a maior goleada do dia: 5 a 0. No outro duelo da chave, a Áustria ganhou da Estônia de 2 a 1. No Grupo G, a Hungria derrotou a Bulgária por 3 a 0 enquanto a Sérvia ganhou de Montenegro por 2 a 0.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.