Criptoativos e moedas digitais ganham força a cada dia na economia moderna - e o esporte não foge a essa regra. Nesta sexta-feira, a OneFootball, empresa de mídia de futebol com sede na Alemanha e que apresenta resultados ao vivo, estatísticas e notícias de mais de 200 ligas ao redor do mundo, anunciou que nove lances da história do Campeonato Italiano serão transformados em NFTs - dentre eles, um gol de Careca pelo Napoli.
O atacante, que também teve passagens pelo São Paulo, Guarani e seleção brasileira (disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990), é o único brasileiro a integrar a lista. O lance em questão aconteceu na temporada de 1989/90, em partida contra o Bologna. Na ocasião, Careca recebeu a bola dentro da área, de costas para o gol, virou e disparou um forte chute no ângulo esquerdo, sem dar chances ao goleiro.
Esta ação da OneFootball se deve à compra dos direitos de vídeo e NFTs das competições italianas, como a Serie A, a Copa da Itália e a Supercopa Italiana, em julho de 2022. Desde então, a empresa passou a possibilitar aos fãs que adquirissem, em formato de criptoativos, vídeos de lances memoráveis do futebol italiano.
Este é o segundo lançamento de uma coleção de NFTs pela OneFootball - a primeira havia acontecido em setembro. Além de Careca, outros ídolos do futebol também estão presentes em formato digital. Hernán Crespo, ex-técnico do São Paulo quando atuava pela Lazio, Marco Van Basten, Bola de Ouro pelo Milan, Gabriel Batistuta, da Fiorentina, entre outros.
Hoje com 62 anos, Careca defendeu o Napoli entre 1987 e 1993. Aqueles interessados em adquirir o gol do atacante ou quaisquer outros itens da coleção por meio do site oficial da OneFootball. O preço inicial é de U$ 19 (cerca de R$ 100).
Confira a lista completa da coleção de NFTs:
● Christian Vieri (Lazio)
● Hernán Crespo (Lazio)
● Marco Van Basten (Milan)
● Gianluca Vialli (Juventus)
● Gabriel Batistuta (Fiorentina)
● Oliver Bierhoff (Udinese)
● Careca (Napoli)
● Giuseppe Signori (Bologna)
● Vincenzo Montella (Sampdoria)
Confira o gol de Careca pelo Napoli:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.