PUBLICIDADE

Inglaterra leva sufoco, mas estreia com vitória sobre a Sérvia na Eurocopa

Bellingham marca de cabeça para garantir triunfo inglês; Dinamarca e Eslovênia empatam

PUBLICIDADE

Por Estadão Conteúdo
Atualização:

A Inglaterra sofreu no segundo tempo, mas arrancou uma vitória magra por 1 a 0, diante da Sérvia, em Gelsenkirchen, na Alemanha, em sua estreia na Eurocopa. Bellingham, de cabeça, anotou o único gol da partida. Os ingleses lideram, assim, o Grupo C, já que Dinamarca e Eslovênia haviam empatado por 1 a 1 na outra partida da chave.

PUBLICIDADE

A equipe comandada por Gareth Southgate mostrou desde o apito inicial que sua missão seria furar a retranca sérvia, que se defendia com o maior número de jogadores atrás da linha da bola. Para isso, os ingleses abusavam dos toques rápidos, especialmente entre as linhas, invertendo o jogo de uma ponta à outra.

O gol, porém, não demorou a sair. Aos 12 minutos, Saka cruzou do lado direito do ataque. Na entrada da pequena área, do lado esquerdo, Bellingham entrou em velocidade, levou a melhor sobre a marcação de Zivkrovic e cabeceou sem chances para o goleiro Rajkovic.

Inglaterra vence Sérvia na Eurocopa com gol de Bellingham. Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Apesar da necessidade de buscar o empate, os sérvios mal conseguiam ter a posse de bola. A primeira chegada perigosa da equipe ocorreu aos 20 minutos. Em falha na saída de Alexander-Arnold, Mitrovic recebeu a bola de Zivkovic do lado direito da área e chutou com força à esquerda da meta defendida por Pickford.

Aos 24, Alexander-Arnold se redimiu, interceptando um passe no setor defensivo, e iniciou um contra-ataque. Saka avançou com a bola pelo meio e rolou para Walker, na direita, que bateu rasteiro e cruzado à direita de Rajkovic.

A Sérvia equilibrou as ações, aproveitando os espaços cedidos, e tentava aproveitar a estatura de seus atletas com chuveirinhos na área. Os ingleses respondiam com saídas em velocidade e, principalmente, por meio das investidas de Saka pelo lado direito, mas nenhum dos lados ameaçou a meta adversária até o final do primeiro tempo.

No intervalo, o técnico Dragan Stojkovic substituiu Gudelj por Ilic para dar criatividade ao meio de campo da Sérvia, que passou a pressionar a saída de bola da Inglaterra na etapa final. Em vantagem, os ingleses tocavam de lado à procura de espaços, sem entusiasmo.

Publicidade

Stones comemora vitória inglesa contra a Sérvia. Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Os sérvios cresceram no jogo e passaram a frequentar o campo de ataque, criando boas oportunidades para igualar, mas faltava a finalização a gol. Quando a Sérvia era melhor, aos 31 minutos, Bowen, que havia acabado de entrar, avançou pela direita e cruzou na área. Harry Kane ganhou a disputa com Veljkovic pelo alto e cabeceou forte para grande defesa de Rajkovic, que espalmou no próprio travessão e evitou o segundo gol inglês.

Na reta final, a Sérvia buscou o empate com todas as suas forças. Aos 36, Vlahovic aproveitou um rebote na entrada na área e bateu forte. Pickford se esticou e espalmou para escanteio. No lance seguinte, Birmancevic arriscou de longa distância e Kane afastou de cabeça, quase em cima da linha, evitando o empate. Aos 44, Milinkovic-Savic chutou à esquerda do gol. Passados os sustos, os ingleses puderam festejar o difícil triunfo.

As duas equipes retornam a campo na quinta-feira. Pela segunda rodada, a Sérvia enfrenta a Eslovênia, às 10h (horário de Brasília), em Munique. Já os ingleses encaram a Dinamarca, às 16h, em Frankfurt.

Ericksen marca, mas Dinamarca cede empate

Dinamarca e Eslovênia empataram por 1 a 1 na estreia das duas equipes na Eurocopa, na Arena Stuttgart, na Alemanha, pelo Grupo C. Eriksen abriu o placar no primeiro tempo, para a Dinamarca, que teve maior volume de jogo na partida, mas acabou castigada na etapa final, com o empate em chute de Janza.

PUBLICIDADE

As duas equipes demonstraram cautela nos primeiros minutos e pouco criaram. Os dinamarqueses tinham a posse de bola, mas não avançavam com perigo. A primeira chance clara de gol saiu apenas aos 16 minutos. O esloveno Sesko arriscou o tiro de fora da área e mandou a bola à direita da meta de Schmeichel.

Após o susto, logo na sequência, a Dinamarca deu a resposta. Bah cobrou lateral do lado direito da área para Wind, que passou de calcanhar, de primeira, para Eriksen. O centroavante dominou no peito, livre no meio da área, e tocou no canto esquerdo do goleiro Oblak para abrir o placar.

O camisa 10 festejou seu 42º gol pela Dinamarca em seu retorno à Eurocopa exatamente três anos e três dias após ter sofrido uma parada cardiorrespiratória na derrota por 1 a 0 para a Finlândia, que o deixou oito meses afastado dos gramados.

Publicidade

Dinamarca e Eslovênia empatam por 1 a 1 na Eurocopa. Foto: Angelika Warmuth/Reuters

Apesar da desvantagem no placar, a Eslovênia se manteve recuada, enquanto a Dinamarca trabalhava a bola e tentava levar perigo pelas pontas, principalmente em cobranças de escanteio.

Na etapa final, a partida continuou morna. A Dinamarca continuou dominando as ações e a posse de bola, mas sem agressividade nas subidas ao ataque. Aos 20 minutos, os dinamarqueses quase ampliaram a vantagem. Após contragolpe puxado por Hojbjerg, Kristiansen, do lado esquerdo, tocou rasteiro para Hojlund, que desviou no meio da área, mas teve o chute bloqueado por Oblak.

A Dinamarca acabou castigada por sua inoperância para matar o jogo. Aos 30 minutos, Sesko encheu o pé de fora da área e Schmeichel viu a bola explodir em sua trave esquerda. Na sequência, após cobrança de escanteio, Janza bateu forte, também de fora da área, do lado esquerdo, a bola desviou em Hjulmand e enganou o goleiro dinamarquês: 1 a 1.

Dinamarca inaugura placar, mas cede empate a Eslovênia. Foto: Fabrice Coffrini/FABRICE COFFRINI

O empate animou os eslovenos, que, aos 36, aproveitaram falha da defesa dinamarquesa e quase viraram com Sporar, que acertou a rede do lado de fora. Aos 45, Karnicnik arriscou de longe, mas a bola saiu.

O técnico Kasper Hjulmand ainda fez cinco alterações para reforçar o ataque dinamarquês, mas já era tarde para buscar a vitória.

Na quinta-feira, às 10h (horário de Brasília), a Eslovênia busca seus primeiros pontos contra a Sérvia, em Munique, pela 2ª rodada. No mesmo dia, às 16h, os dinamarqueses enfrentam a Inglaterra, em Frankfurt.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.