A festa de Lionel Messi em Miami continua. O Inter se classificou para as oitavas de final da Leagues Cup nesta quarta-feira, dia 2, com uma vitória de 3 a 1 sobre o Orlando City no primeiro clássico da Flórida para o astro argentino, que marcou pela segunda vez dois gols em uma mesma partida.
Messi já tem cinco gols em três jogos. E se torna ídolo incontestável de uma torcida que agora sonha em vencer esse torneio disputado por equipes da MLS (Estados Unidos e Canadá) e da liga mexicana. Desde que chegou, seu time não perdeu. O argentino treinou pouco para começar a jogar e, mesmo assim, tem conduzido o Inter Miami às vitórias. A torcida está empolgada.
A partida começou da melhor maneira para o Inter Miami. Sergio Busquets comandava o meio de campo, a equipe jogava com paciência e Messi só precisava entrar mais no jogo. Não demorou muito para La Pulga aparecer. Aos seis minutos, Robert Taylor recebeu a bola na esquerda, encarou o lateral adversário, acelerou em direção ao centro e viu Messi na área. O ponta lançou uma bola brilhante, que passou por cima da defesa e o capitão argentino chutou para o gol.
A multidão de 20 mil pessoas (lotação total do estádio) no DRV PNK em Fort Lauderdale, ao norte de Miami, já estava ansiosa por outra possível exibição de estrela do craque argentino.
Um amarelo para o camisa ‘10′
Parecia apenas uma questão de tempo até que o segundo gol do Inter chegasse, quando o Orlando City, privado de bolas até então, empatou em uma jogada isolada. O meio-campista uruguaio Cesar Araujo marcou com um chute rasteiro depois que o goleiro Drake Callender desviou conclusão do colombiano Ivan Angulo.
O gol de Orlando desequilibrou o jogo do Inter, que, por alguns minutos, multiplicou os passes errados e os desvios, inclusive de Messi. O camisa 10, frustrado com a marcação dos adversários, recebeu seu primeiro cartão amarelo nos Estados Unidos com um empurrão em um adversário. Após protestar contra vários desarmes rivais, Messi voltou a se concentrar no jogo e quase colocou sua equipe à frente novamente com duas chances claras antes do intervalo.
O segundo gol do Inter saiu logo após a parada. O árbitro marcou pênalti devido a uma disputa do zagueiro Antonio Carlos com Josef Martinez. O atacante venezuelano cobrou sem hesitar. Para o técnico do Orlando, o colombiano Óscar Pareja, a falta não existiu. ”As coisas têm que ser justas e o que aconteceu em campo hoje não foi assim”, reclamou após o jogo em uma coletiva de imprensa.
“Quero enfatizar isso porque são circunstâncias do jogo que são controláveis agora, porque eles têm um VAR para ir e ver, mas mesmo isso não aconteceu”, acrescentou.
A estreia de Jordi Alba
Dessa vez, o Orlando não voltou a se abater. Na frente, Busquets e Messi controlavam o jogo, e receberam o reforço de Jordi Alba. O lateral-esquerdo espanhol, apresentado pouco antes do jogo, quase não teve chance de brilhar, mas sua parceria com seus ex-companheiros de Barcelona já é promissora.
A vitória já parecia certa para o Inter Miami, mas Messi garantiu que não houvesse sustos. Depois de uma boa jogada coletiva, Josef Martinez recebeu na área, levantou a cabeça e deixou o astro argentino sozinho na frente do goleiro. Ele não cometeu nenhum erro com o pé direito e selou mais um belo jogo para ampliar sua sequência de vitórias na Flórida. Três em três.
“Não é mais surpreendente, (Messi) faz isso todo dia, todo jogo. É uma barbaridade (...) e depois de tantos anos sem jogarmos juntos, hoje finalmente jogamos de novo”, disse o espanhol à Apple TV após a partida. Com a vitória de quarta-feira, o Inter Miami avança em uma competição que oferece a Messi uma chance de disputar seu primeiro título de clube fora do futebol europeu.
A competição de verão concede três ingressos para a Copa dos Campeões da CONCACAF de 2024, um caminho para o Mundial de Clubes, e parece ser uma opção mais promissora do que a MLS, onde o Inter está em último lugar na tabela, 11 jogos sem vencer e tem um longo caminho a percorrer para chegar aos playoffs. /AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.