Jogador da seleção do Uruguai é suspenso e multado em mais de R$ 700 mil por comentário racista

Rodrigo Bentancur foi suspenso por sete jogos por dizer que coreanos “são todos iguais”

Por Estadão Conteúdo

O meio-campista da seleção do Uruguai Rodrigo Bentancur foi suspenso por sete jogos nesta segunda-feira por fazer um comentário ofensivo sobre sul-coreanos em relação a uma observação sobre o companheiro de equipe do Tottenham, Son Heung-min.

A Associação Inglesa de Futebol (FA, sigla em inglês) disse em um comunicado que uma comissão independente também impôs uma multa de 100 mil libras (R$ 731 mil) ao jogador.

Rodrigo Bentancur em ação pelo Tottenham Foto: Henry Nicholls/HENRY NICHOLLS

PUBLICIDADE

Aparecendo em um programa de televisão uruguaio em junho, Bentancur foi questionado sobre uma camisa de jogador do Tottenham e respondeu: “De Sonny?” Ele acrescentou que poderia ser de um primo de Son também, porque “mais ou menos eles são todos iguais”.

Bentancur pediu desculpas a Son no Instagram, dizendo que foi uma “piada muito ruim” e que ele “nunca iria desrespeitá-lo ou machucá-lo”.

Sua atitude foi analisada pela FA inglesa em setembro porque foi acusado de ter “agido de forma imprópria e/ou usado palavras abusivas e/ou insultuosas e/ou desacreditado o jogo”.

A FA disse que isso constitui uma violação agravada porque inclui “referência à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.