Jogadoras do Santos acusam ex-técnico de abuso sexual e moral; Kleiton Lima deixa o cargo

Cartas com as denúncias foram escritas à mão e entregues para a direção santista

PUBLICIDADE

Foto do author Paulo Chacon
Por Sergio Neto e Paulo Chacon
Atualização:

O técnico Kleiton Lima deixou, nesta quinta-feira, o time feminino do Santos depois de ser acusado de assédio moral e sexual por várias jogadoras. Elas enviaram aos dirigentes diversas cartas relatando situações constrangedoras que dizem ter passado. As cartas são anônimas e foram escritas à mão. O treinador nega qualquer conduta inapropriada. O Estadão tentou contato com o treinador e sua comissão técnica e não teve resposta.

PUBLICIDADE

Com a repercussão do caso, Lima colocou o cargo à disposição, o que foi aceito. “Sobre a denúncia de assédio envolvendo o técnico Kleiton Lima, o Santos FC informa que está apurando o caso, conversou com o profissional, que negou todos os fatos, mas colocou o cargo à disposição, o que foi aceito pela Diretoria para melhor apuração do caso. O Santos FC seguirá buscando sempre o melhor ambiente para todos os seus funcionários’', informou o clube de Vila Belmiro em nota enviada ao Estadão.

Nas cartas publicadas inicialmente pelo portal GE, as atletas dizem que conviviam com cobranças duras e excessivas e até ameaças. Também reclamavam das roupas que Kleiton usava, dizendo que muitas vezes os órgãos genitais do treinador ficavam à mostra. Além de ter aceitado a demissão do treinador, o Santos demitiu todos os profissionais do futebol feminino.

Kleiton Lima deixa o Santos após denúncias de assédio. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos

Cristiane, artilheira da temporada do Santos e grande símbolo do projeto de futebol feminino do clube, foi questionada sobre a situação envolvendo Kleiton Lima e sua comissão técnica e, por meio de mensagem, se limitou a dizer que aguarda a investigação. “Sigo acompanhando e aguardando o resultado das investigações”, disse a assessoria da atleta para o Estadão.

Quem é Kleiton Lima?

Kleiton Lima é o treinador mais vitorioso da história do projeto de futebol feminino do Santos. Aos 49 anos, o técnico estava em sua segunda passagem no time e conquistou com o clube duas Libertadores (2009 e 2010), duas edições da Copa do Brasil (2008 e 2009), dois estaduais (2007 e 2010), uma Liga Nacional (2007) e uma Copa Mercosul (2006).

Publicidade

A atual passagem começou no segundo semestre de 2022 e o treinador comandou a equipe em 37 partidas no período, com 24 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Antes disso, entre 2015 e 2018, Kleiton comandou o time sub-23 masculino do Santos.

Confira a nota do Santos sobre a saída de Kleiton Lima:

O treinador da equipe de futebol feminino do Santos FC, Kleiton Lima colocou seu cargo à disposição, o que foi aceito pela diretoria. Também deixam seus cargos a auxiliar técnica, Fabi Guedes, a preparadora física, Vanessa Monte Bello, o analista de desempenho, Julio Resende, o preparador de goleiras, Gabriel Ribeiro, a psicóloga, Luiza Garutti, o massagista, Tarso Ajifu e os fisioterapeutas, Dhouglas Antonini e Lucas Wasem. O Clube agradece pelos serviços prestados e deseja sorte nos desafios futuros de cada profissional.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.