PUBLICIDADE

Jogo de Kosovo é interrompido por gritos e faixa de romenos contra o país; entenda

Partida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024 foi paralisada no primeiro tempo por causa da questão política, condição que a Fifa reprova no futebol

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A partida entre Kosovo e Romênia, pela sexta rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2024, teve de ser paralisada. Durante o jogo, uma faixa na arquibancada romena e gritos da torcida dizendo que “Kosovo é Sérvia” ecoaram pelo estádio, começaram uma confusão e fizeram com que o árbitro tivesse de parar o confronto. A Fifa reprova manifestações políticas no futebol.

O conflito entre Kosovo e Sérvia vai muito além do esporte e já dura mais de 30 anos. Desde o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1990, os movimentos separatistas entre os países que faziam parte do bloco ganharam força, de modo que países como Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro se declararam independentes e começaram a se desenvolver por conta própria.

Contudo, a URSS também contava com duas regiões autônomas, Kosovo e Vojvodina, que conviviam com a influência sérvia e também tentaram se tornar independentes. A partir disso, os conflitos contra os sérvios se tornaram frequentes e a tensão armada entre as regiões e o exército sérvio se tornou um problema na região.

Partida entre Kosovo e Romênia ficou paralisada por causa de gritos e faixas de cunho político  Foto: REUTERS/George Calin

PUBLICIDADE

Na época dos primeiros conflitos, Kosovo era uma região composta quase que totalmente por pessoas de origem albanesa. Desta forma, costumes, hábitos e até o idioma da Albânia eram ensinados na região. Slobodan Milosevic, presidente da Iugoslávia durante o fim dos anos 80, não aceitava isso e determinou um ataque para a ‘limpeza étnica’ na região. A tensão continuou durante os anos 90 e nem mesmo a tentativa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em tentar um acordo diplomático entre as partes deu certo.

Em 1999, soldados da Otan e do exército da então Iugoslávia entraram em guerra na região durante 78 dias, período que ficou historicamente conhecido como Guerra do Kosovo. Desde então, a região autônoma lutou por sua independência, que só foi oficializada em 17 de fevereiro de 2008. Apesar disso, a Sérvia e a Rússia declararam de forma oficial que jamais reconheceram a independência da região e isso faz com que os conflitos entre os países continuem e cheguem em todas as esferas, como no esporte. A Fifa pode anunciar punição aos países.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.