Capitão do Bayern de Munique, Philipp Lahm passa bem após ser submetido a uma cirurgia no tornozelo direito nesta quinta-feira. O ex-jogador da seleção da Alemanha fraturou o tornozelo durante treino realizado na terça e deve ficar afastado dos gramados por pelo menos três meses. Na operação, os médicos corrigiram a fratura com a fixação de uma placa e pinos no tornozelo. Lahm vai passar os próximos dias no hospital em repouso antes de ser liberado. Depois, seguirá afastado das atividades físicas por "algumas semanas", de acordo com comunicado do clube alemão.
Pela previsão do departamento médico, o lateral deve ficar longe dos jogos até o fim de fevereiro. Assim, perderá os próximos jogos do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha, além de três partidas da fase de grupos da Liga dos Campeões. Ele também deve ficar fora do jogo de ida das oitavas de final, uma vez que o Bayern já está garantido no mata-mata.
Lahm se machucou sozinho durante o treino de terça. Com muitas dores, foi retirado do gramado em um carrinho de golfe e passou por exames. O temor da comissão técnica foi confirmado poucas horas depois quando a fratura foi revelada pelos médicos.
O capitão vinha desempenhando papel determinante no time montado pelo técnico Josep Guardiola por atuar em mais de uma posição. Lateral-direito de origem, ele vinha alternando partidas no meio-campo, como volante e até como meia, ajudando na armação. Com estas variações, ajudou o time a se manter invicto nesta temporada europeia nas três competições que disputa.
Com a contusão, ele se tornou o oitavo desfalque do Bayern na temporada. Também estão afastados por lesão o zagueiro Holger Badstuber, o lateral David Alaba, os meias Thiago Alcântara, Javi Martinez e Bastian Schweinsteiger, o atacante Claudio Pizarro e os goleiros Tom Starke e Pepe Reina.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.