Liverpool faz 3 no Ajax e avança na Champions League; Atlético de Madrid cai

Conjunto colchonero perde pênalti no último lance e empata com o Bayer Leverkusen

PUBLICIDADE

Foto do author Felipe Rosa Mendes

Em confronto de dois tempos bem distintos, o Liverpool fez valer seu poder ofensivo e seu experiente elenco para aplicar 3 a 0 no Ajax, nesta quarta-feira, em Amsterdã, e garantir seu lugar nas oitavas de final da Champions League. Já classificado, o Napoli também venceu pelo Grupo A. E o Atlético de Madrid tropeçou, pela chave B, e não tem mais chances de alcançar a fase de mata-mata.

PUBLICIDADE

Na capital holandesa, o Liverpool somou os três pontos necessários para obter o segundo lugar do seu grupo e sacramentar sua classificação com uma rodada de antecedência. O time inglês chegou aos 12 pontos, contra 15 do Napoli, que fez 3 a 0 no Rangers, em casa. O Ajax estacionou nos três pontos e deve disputar a Liga Europa na sequência da temporada. Os escoceses ainda não pontuaram na chave.

Mas, para selar a vaga, o Liverpool precisou conter o ímpeto do Ajax nos primeiros 20 minutos de jogo. Precisando desesperadamente somar pontos, o time holandês impôs pressão e cercou a área inglesa, com direito a uma bola no pé da trave logo aos dois minutos. Aos 15 e aos 16, finalizações de longe deram sustos no goleiro Alisson.

Sem imprimir o forte ritmo de costume, o Liverpool apenas administrou a pressão holandesa até começar a se arriscar no ataque a partir da metade do primeiro tempo. Os visitantes chegaram pouco, mas foram mais eficientes. Aos 41, Henderson acertou lindo passe de trivela, da esquerda, e Salah só deu um tapa na bola na saída do goleiro para mandar para as redes.

Publicidade

Dois minutos depois, Darwin Núñez desperdiçou chance incrível ao, diante do gol aberto, acertar o pé da trave. Antes mesmo do intervalo, a partida já indicava uma reviravolta. E o retorno para o segundo tempo confirmou o crescimento do Liverpool. Logo aos quatro minutos, o atacante uruguaio se redimiu do vacilo e mandou para as redes de cabeça, após cobrança de escanteio na área.

Se a vantagem de 2 a 0 no placar já desanimava a torcida holandesa, o terceiro gol do Liverpool, apenas três minutos depois, tratou de resolver a partida. Elliott foi o autor do gol, ao aproveitar bela enfiada de Salah pela direita. Daí em diante, o time inglês, que contou com o volante Fabinho e o atacante Roberto Firmino entre os titulares, apenas administrou a boa vantagem no placar.

Na outra partida do Grupo A, o Napoli fez mais uma vítima, desta vez em casa. Aplicou 3 a 0 no Rangers, com dois gols de Giovanni Simeone e um de Ostigard. O time italiano, que terminou na liderança da chave, e o Bayern de Munique são os únicos com 100% de aproveitamento nesta fase de grupos da Liga.

ATLÉTICO DE MADRID DECEPCIONA

Três vezes finalista da competição europeia, a equipe espanhola decepcionou nesta quarta ao empatar por 2 a 2 com o Bayer Leverkusen. Jogando diante de sua torcida, o Atlético esteve atrás no placar durante a maior parte do duelo, mas teve chance preciosa para buscar a virada aos 53 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti.

Publicidade

Antoine Griezmann lamenta eliminação precoce na Champions League.  Foto: Rodrigo Jiménez/ EFE

Num lance incrível, o goleiro Hradecky defendeu a penalidade de Carrasco. No rebote, Saul Niguez cabeceou firme e acertou o travessão. Na sobra, Reinildo finalizou rasteiro e mandou em cima de um dos companheiros de time, desviando a bola para fora. Carrasco e De Paul haviam marcado os gols do Atlético, enquanto Diaby e Hudson-Odoi balançaram as redes pela equipe alemã, comandada pelo técnico Xabi Alonso.

O resultado acabou com as chances de classificação do Atlético, faltando ainda uma rodada para o fim da fase de grupos. O time espanhol soma cinco pontos, contra 10 do líder Club Brugge e nove do Porto. Mais cedo, o time português goleou o rival belga por 4 a 0, fora de casa. Porto e Brugge estão garantidos nas oitavas, enquanto a equipe de Madri e o Bayer brigam pelo terceiro lugar, que dá vaga na Liga Europa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.