O Liverpool conquistou a quarta vitória consecutiva no Campeonato Inglês ao derrotar o Brentford por 1 a 0 neste sábado, no Anfield, pela 35ª rodada. A partida foi marcada por vaias durante o hino “God Save the King”, que não costuma fazer parte dos cronogramas de jogos da liga inglesa, mas foi tocado antes de a bola rolar por causa da coroação do Rei Charles III, após recomendação da Premier League.
A diretoria do clube já esperava por protestos, pois a maior parte da cidade de Liverpool, assim como a torcida do time de Salah, é antimonarquista. Ou seja, contra Charles III. “Sabemos que alguns torcedores têm opiniões fortes sobre o assunto”, postou o clube em seu site oficial antes do jogo. Durante a partida, foram registrados mais formas de provocação à Coroa, como cartazes. Um deles exibia a frase “existe apenas um rei”, acompanhada de uma foto de Kenny Dalglish, ídolo do Liverpool.
Com a vitória neste sábado, o time comandado por Jürgen Klopp ocupa a quinta colocação, com 62 pontos, um a menos do que o Manchester United. O Manchester City é o líder, com 82, seguido por Arsenal (78) e Newcastle (65). O Brentford é o nono, com 50.
Se a coroação do Rei Charles III não agradou boa parte dos torcedores, o mesmo não se pode dizer do time em campo. O Liverpool foi com tudo para cima do Brentford e abriu o placar aos 13 minutos. Van Dijk deu belo passe para Mohamed Salah, que acertou o chute para fazer 1 a 0.
E não foi um gol qualquer na carreira de Salah. O atacante egípcio marcou o gol de número 100 no Anfield e o 186 com a camisa do Liverpool, igualando o recorde de Steven Gerrard, 5º maior artilheiro da história do clube. Esta também é a terceira temporada consecutiva que o atleta consegue a marca de 30 gols.
Após o gol, o Liverpool recuou e viu o Brentford crescer. O time visitante chegou a marcar com Ivan Toney, mas o lance acabou sendo anulado pela arbitragem. No segundo tempo, a equipe mandante voltou a crescer e desperdiçou muitas oportunidades. Em uma delas, Gakpo recebeu na área e jogou rente à trave. Antes do apito final, David Raya impediu que Alexander-Arnold fizesse gol com defesa excepcional. O Liverpool acabou administrando a vantagem e conquistou três pontos que o deixam vivo na briga por vaga na Liga dos Campeões do próximo ano.
As próximas rodadas são cruciais para o Liverpool. O time de Klopp só entrará em campo novamente na segunda-feira (dia 15), às 16h, fora de casa, diante do Leicester, sabendo o que precisará fazer para seguir vivo no torneio.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.