O versátil meio-campista Giovani Lo Celso, peça importante no esquema do técnico Lionel Scaloni, não jogará a Copa do Mundo pela Argentina. O jogador de 26 anos sofreu uma lesão no bíceps femoral da coxa direita, enquanto defendia o Villarreal contra o Athletic Bilbao, há duas semanas, e deve passar por uma cirurgia para corrigir o problema. Por isso, não terá como se recuperar a tempo do Mundial, que começa no próximo dia 20.
De acordo com a imprensa argentina, Scaloni entrou em contato com Lo Celso nesta terça para informá-lo que não estará na lista de 26 convocados. O meia chegaria ao Catar com o status de titular, pois é um dos atletas mais constantes da grande fase vivida pela seleção albiceleste, que conquistou a Copa América de 2021, diante do Brasil, e vive um período invicto de 35 partidas. Ele é o jogador com o maior número de assistências deste ciclo, ao lado de Messi. Ambos têm nove passes para gol.
A Associação Argentina de Futebol (AFA) negou-se a comentar sobre a situação do jogador antes da convocação oficial de Scaloni. A lista será divulgada no dia 14 de novembro. Além de Lo Celso, a Argentina pode ficar sem Paulo Dybala, da Roma, que está se recuperando de uma lesão na coxa direita. No caso dele, contudo, há um pouco mais de otimismo.
Scaloni e sua comissão técnica viajaram para Doha, capital do Catar, na segunda-feira, acompanhados por dirigentes da AFA e pelos goleiros Franco Armani, do River Plate, e Gomes Gerth, que tem apenas 18 anos e joga no Tigre. Gerth foi chamado apenas para participar de treinamentos, enquanto Armani estará na lista de convocados.
A seleção argentina fará, no próximo dia 16, um amistoso contra os Emirados Árabes Unidos antes de estrear na Copa do Mundo. A jornada no Mundial começa no dia 22, em duelo com a Arábia Saudita, pelo Grupo C, que também conta com México e Polônia como integrantes.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.