Em um mês, Mano Menezes muda o Palmeiras e espanta a fama de retranqueiro

Técnico foi anunciado pelo clube no dia 3 de setembro e ainda não perdeu, após seis partidas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mano Menezes foi anunciado como técnico do Palmeiras no dia 3 de setembro, após a queda de Felipão. Um mês depois, o treinador mudou o time de patamar no Campeonato Brasileiro, os resultados são quase perfeitos e a fama de retranqueiro, que o persegue durante a carreira, inclusive no seu clube anterior, o Cruzeiro, foi deixada de lado (pelo menos por enquanto). 

Desde que chegou ao Palmeiras, Mano Menezes comandou a equipe por seis partidas. Foram cinco vitórias e um empate, o que dá ao técnico um aproveitamento de 88,8%, resultados que deixaram o time na cola do líder Flamengo. A diferença é de três pontos. O Palmeiras tem 46, enquanto que o Flamengo soma 49.

Mano Menezes completa um mês no comando do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

PUBLICIDADE

Quando chegou ao Palmeiras, Mano Menezes pegou um elenco que não vencia no Brasileirão havia sete jogos e tinha acabado de ser derrotado por 3 a 0 pelo Flamengo, no Maracanã, resultado que causou a saída do técnico Luiz Felipe Scolari. Nesse jogo, no Rio, o Palmeiras não viu a cor da bola. 

O novo treinador tem utilizado bastante o elenco. Dos 30 atletas que fazem parte do time principal, apenas cinco não atuaram sob o seu comando. O lateral-direito Mayke, que se recupera de lesão, o jovem colombiano Iván Angulo, que ainda não estreou no time principal, e Antônio Carlos, Edu Dracena e Henrique Dourado, todos reservas, ainda não foram chamados por Mano.

Publicidade

Mano retranqueiro?

Mano Menezes tem como característica formar equipes fortes defensivamente. Isso fez com que o treinador ficasse com a fama de retranqueiro. No Palmeiras, no entanto, ele faz um trabalho que contrapõe o estilo. Sob seu comando, o Palmeiras já fez 14 gols em seis jogos, o que dá uma média de 2,3 gols por jogo. O líder Flamengo, por exemplo, tem 2,1 de média. O artilheiro da era Mano no clube é o atacante Luiz Adriano, autor de cinco gols, seguido por Willian, que fez quatro e Bruno Henrique, com três. 

Apesar do estilo mais ofensivo, o Palmeiras consegue manter uma boa organização tática. No total, o time tem a terceira melhor defesa, com 17 gols sofridos em 22 rodadas, atrás apenas de Corinthians (13) e São Paulo (15). Sob seu comando, o time levou somente quatro gols, o que dá uma média de 0,66 por apresentação. Domingo, o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG no Allianz Parque, às 16h (horário de Brasília). O embalado Mano será desfalque, já que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. 

Apresentação de Mano no Palmeiras

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.