A parte psicológica é o trunfo que o técnico Mano Menezes vem usando nesta Data Fifa para tentar tirar o “algo mais” dos jogadores nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Como o Corinthians precisa pontuar para fugir de qualquer risco de rebaixamento, o treinador vem usando a sua experiência no futebol para tranquilizar seus jogadores.
Nos trabalhos da semana, o comandante vem variando os trabalhos técnicos e táticos para deixar o time mais ajustado. Mas é na base da conversa que ele procura passar confiança a um elenco que oscila muito na competição.
Conversas individuais e comunicação dentro de campo são práticas cada vez mais frequentes que o treinador vem adotando para fazer o time ter uma postura de vencedor nos compromissos que restam no Nacional. Jogadores experientes como o goleiro Cássio e os laterais Fágner e Fábio Santos têm sido seus pontos de confiança.
Principal nome do elenco, Renato Augusto surge como o pilar nessa filosofia de trabalho. O meia, no entanto, vem trabalhando em outra frente. O camisa oito está treinando em separado para tratar de um incômodo na panturrilha. Na partida com o Flamengo, na última rodada, ele precisou ser substituído por causa de dores no local.
No treino desta sexta-feira, Mano comandou trabalhos tanto para os jogadores de defesa quanto para os atletas que atuam no setor defensivo. No sábado, a equipe volta a trabalhar em dois períodos e, no domingo, ganha folga. Com 31 pontos, o Corinthians ocupa o 13º lugar na classificação e enfrenta o Fluminense na próxima quinta-feira no Maracanã.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.