Na Copa do Mundo de 1986, Maradona registrou um dos maiores desempenhos individuais de um atleta em mundiais. Contra a Inglaterra, nas quartas de final daquele ano, marcou dois gols antológicos, sendo um deles com a mão - em lance que ficou marcado como “La Mano de Díos”, ou a “Mão de Deus”, em tradução livre. Agora, a bola que o camisa 10 da Argentina encantou o mundo nesta partida será leiloada.
O item pertence a Ali Bin Nasser, árbitro tunisiano que apitou a partida em questão e não percebeu a irregularidade no gol marcado por Maradona. A bola tem seu valor estimado entre 2,5 e 3 milhões de libras (cerca de R$ 14,8 e R$ 17,8 milhões).
“Essa bola faz parte da história. Este é o momento certo de compartilhá-la com o mundo”, afirmou o ex-árbitro. O leilão acontecerá no dia 16 de novembro, em evento que celebra o início da Copa do Mundo deste ano. Compradores interessados poderão registrar seus lances a partir do dia 28 de outubro.
Além da “Mão de Deus”, o segundo gol de Maradona recebeu a alcunha de “Gol do século”. Partindo com a bola do seu campo defensivo, o argentino driblou cinco jogadores ingleses - incluindo o goleiro Peter Shilton - para marcar o segundo gol da vitória da seleção argentina.
“Um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus”, afirmou o craque após a partida. A bola, que será leiloada, foi utilizada durante os 90 minutos da partida, que entrou para a história da Argentina. Além de garantir a continuidade da campanha da seleção na Copa de 1986 - que terminaria no título diante da Alemanha -, a vitória sobre a Inglaterra teve um sentimento de “vingança” por conta dos conflitos bélicos entre os dois países na Guerra das Malvinas.
“O momento da partida, a história entre as duas equipes e a ‘Mão de Deus’ fizeram com que esta partida fosse considerada uma das partidas mais famosas e emocionantes da história do futebol”, disse Graham Budd, presidente da Graham Budd Auctions, que irá realizar o leilão.
Este não será o primeiro item ligado à Maradona e à Copa do Mundo de 1986. Em maio deste ano, a camisa número 10 usada pelo jogador na mesma partida das quartas de final da Copa do Mundo de 1986 no México contra a Inglaterra foi leiloada por 7,1 milhões de libras (cerca de 44,3 milhões reais). À época, o item se tornou o mais caro da história - o valor foi superado três meses depois, com um card de Mickey Mantle, jogador de beisebol do New York Yankees em 1952.
Maradona foi o grande destaque e o capitão da campanha argentina, que resultou no bicampeonato mundial do país. Dependente químico durante diversos anos de sua vida, faleceu em novembro de 2020, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.