Morre César Luis Menotti, técnico campeão mundial com a Argentina, aos 85 anos

Ele também foi jogador e, no Brasil, defendeu o Santos de Pelé e o Juventus

PUBLICIDADE

Foto do author Róbson Martins
Atualização:

O ex-técnico da Argentina César Luis Menotti morreu neste domingo, dia 5, aos 85 anos. Ele foi o comandante da seleção na Copa do Mundo de 1978, conquistando o primeiro título mundial para o país. O anúncio foi feito pela Associação de Futebol Argentino (AFA) nas redes sociais.

PUBLICIDADE

“A Associação de Futebol Argentino lamenta informar com grande tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico Campeão Mundial da Argentina”, escreveu a AFA, onde ele trabalhava atualmente.

A causa da morte não foi revelada. Em março, Menotti havia sido hospitalizado devido a um caso grave de anemia. No entanto, de acordo com o jornal argentino Olé, recebeu alta no dia 10 de abril.

Cesar Luis Menotti comandou a Argentina no primeiro título mundial da seleção. Foto: Javier Garcia Toledo/Reuters

Além da Argentina, ele comandou equipes como Huracán, Barcelona, Boca Juniors, Atlético de Madrid, River Plate, Peñarol, seleção mexicana, Independiente, Sampdoria e Rosario Central. Seus últimos trabalhos como treinador aconteceram no México, à frente de Puebla (2006) e Tecos (2007).

Antes disso, Menotti foi jogador, atuando como atacante por Rosario Central, Racing, Boca Juniors e New York Generals. Também teve uma breve passagem pelo Santos, onde jogou ao lado de Pelé e conquistou o Campeonato Paulista de 1968. Por fim, o Juventus-SP foi o seu último clube antes de pendurar as chuteiras, no ano de 1970.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.