A Fifa realiza na quinta-feira, 5, às 15h (horário de Brasília) o sorteio do Mundial de Clubes, competição que vai contar a presença de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. A primeira edição com o novo formato acontece em julho, nos Estados Unidos, com 32 equipes. A entidade máxima do futebol confirmou os potes nesta terça e divulgou uma série de regras para a formação dos grupos.
Palmeiras, Flamengo, Fluminense serão cabeças de chave, enquanto o Botafogo, que ficou com a última vaga após conquistar a Copa Libertadores, vai para o pote 3. Segundo o regulamento, clubes de uma mesma federação não se enfrentam na fase classificatória, com exceção de equipes vinculadas à Uefa.
A regra determina ainda que pelo menos um e no máximo dois times europeus façam parte do mesmo grupo. Assim, quatro dos oito grupos vão ter pelo menos dois representantes europeus.
Por razões de equilíbrio, segundo a Fifa, os sul-americanos do pote 1 (Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense) enfrentam os europeus mais bem ranqueados do pote 2 (Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Porto).
Os demais, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Red Bull Salzburg, serão sorteados com times da Europa presentes no pote 1 (Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain).
Leia também
Na fase de mata-mata, a chave 1 consiste nos vencedores dos grupos A, C, E e G contra os segundos colocados dos grupos B, D, F e H. Já a chave 2 terá os melhores de B, D, F e H emparelhados com os times que ficarem com a segunda posição de A, C, E e G.
Manchester City e Real Madrid, e Flamengo e Palmeiras, serão alocadas em grupos com caminhos separados e somente se encontrarão nas semifinais se vencerem seus grupos. O mesmo princípio também se aplicará às equipes da Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, e River Plate e Fluminense.
Confira os potes do sorteio do Mundial de Clubes da Fifa
- Pote 1: Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Paris Saint-Germain, (França), Flamengo (Brasil), Palmeiras (Brasil), River Plate (Argentina) e Fluminense (Brasil).
- Pote 2: Chelsea (Inglaterra), Borussia Dortmund (Alemanha), Inter de Milão (Itália), Porto (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), Juventus (Itália) e Red Bull Salzburg (Áustria).
- Pote 3: Al-Hilal (Arábia Saudita), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México), León (México), Boca Juniors (Argentina) e Botafogo (Brasil).
- Pote 4: Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Espérance Tunis (Tunísia), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Pachuca (México), Seattle Sounders (EUA), Auckland City (Nova Zelândia) e Inter Miami (EUA).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.