O que explica Vini Jr. não ter faturado a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo?

Brasileiro era cotado como favorito a ganhar premiação, mas perdeu para Rodri, do Manchester City

PUBLICIDADE

Foto do author Ingrid Gonzaga

A notícia de que Vinícius Júnior não ganhou a Bola de Ouro desta temporada deixou muitos torcedores, sobretudo brasileiros, indignados. O resultado, considerado uma injustiça pelos fãs do atleta, tem base: o atacante do Real Madrid era cotado como o maior favorito ao prêmio depois de mais um ano sendo um dos principais nomes da equipe espanhola, que ganhou a La Liga e a Champions League da última temporada.

No entanto, o ex-Flamengo não era o único forte candidato ao troféu. Muitos, inclusive na Espanha, apontavam que Rodri também mereceria o primeiro lugar da Bola de Ouro, considerada uma das maiores honrarias da modalidade.

Vinícius Júnior reage durante clássico com o Barcelona no último fim de semana. Foto: Oscar Del Pozo/AFP

Jogador do Manchester City, Rodri esteve no elenco que venceu, além da Premier League de 2023/24, o Mundial de Clubes e a Supercopa da UEFA. O volante teve ainda bons resultados com seu time nacional, a seleção espanhola. Veja abaixo alguns dos motivos que podem justificar o prêmio dado a Rodri, em detrimento de Vini. Jr.

Rodri foi eleito o melhor da Eurocopa

PUBLICIDADE

Campeã do maior torneio de seleções da Europa, a equipe espanhola chegou à grande final vencendo todos os jogos. Ao término da competição, Rodri ganhou o mais cobiçado prêmio individual: foi eleito o melhor jogador da edição.

Foi a segunda taça que o atleta ganhou com seu país. A primeira, a Liga das Nações de 2022/23, também deu a ele o título de melhor em campo. Na Eurocopa de 2024, Rodri participou de um gol: em partida contra a Geórgia, ainda na fase de grupos, marcou o primeiro da goleada por 4 a 1.

Publicidade

Rodri, do Real Madrid e da seleção espanhola, conquistou o título Foto: SEFutbol via X

Brasil foi eliminado cedo da Copa América

Por outro lado, o desempenho do Brasil na Copa América foi abaixo do esperado. A equipe caiu nas quartas de final, derrotado nos pênaltis pelo Uruguai. Vini Jr., à época, foi criticado por não conseguir replicar os resultados que tem no Real Madrid no time nacional.

O atacante participou de três jogos no torneio. Neles, marcou um total de dois gols: na também goleada contra o Paraguai, na fase de grupos, em partida que acabou em 4 a 1 para a seleção brasileira.

Rodri teve mais assistências que Vini

Por clubes, as estatísticas de Rodri ficam acima das de Vini em alguns pontos. Apesar do brasileiro ter marcado 24 gols em 39 partidas que participou na temporada de 2023/24 (contra 9 gols que o espanhol marcou em 50 jogos); o jogador do Manchester City tem mais assistências.

Ao todo, Rodri foi responsável por 14 assistências na mesma temporada. Vini Jr., por sua vez, teve 11. A comparação leva em conta também a posição de ambos os atletas. Vini Jr. é atacante e, portanto, teria mais chances de participar de gols que Rodri, que é volante.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.