O que o Corinthians precisa fazer para se classificar no Paulistão? Confira cenários

Time alvinegro vive situação dramática no Estadual e, além da eliminação, pode ficar sem vaga na Copa do Brasil de 2025

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo Sampaio
Atualização:

O Corinthians vive situação para lá de dramática no Campeonato Paulista. A reação do time no Estadual foi freada neste domingo, com a derrota por 1 a 0 para Ponte Preta, na Neo Química Arena, em Itaquera, a primeira sobre o comando de António Oliveira. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a equipe do Parque São Jorge necessita de uma combinação de resultados para ter chance de se classificar às quartas de final do Paulistão. Eliminação também pode dificultar a participação na próxima Copa do Brasil. Neste cenário, a equipe precisaria ficar entre os oito primeiros do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

A equipe corintiana está no último lugar do Grupo C, com dez pontos em dez jogos. O Mirassol é o terceiro colocado, com 14, mesma pontuação da Inter de Limeira, segundo colocado por ter um melhor saldo de gols (4 contra 3). O Red Bull Bragantino lidera, com 18. Nesta fase, os dois melhores de cada chave avançam.

Para ter alguma chance de classificação, o Corinthians não depende apenas de si. Caso vença os dois próximos jogos, contra Santo André, uma das piores equipes do torneio, e Água Santa, o time chegaria a no máximo 16 pontos. Basta uma vitória da Inter de Limeira, que joga contra Ituano e Santos, para que a equipe do interior alcance 17 pontos, superando o Corinthians, que já estaria eliminado.

Corinthians vive situação dramática no Campeonato Paulista. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O time ainda precisa torcer para Mirassol não vencer a Portuguesa. Em caso de resultado positivo, o time chegaria a 17 pontos, também confirmando a eliminação corintiana.

Para ter chances na rodada derradeira, a 12ª, o Corinthians precisa que seus adversários no grupo ao menos empatem na penúltima partida desta fase. Neste cenário, os rivais corintianos somariam 15 pontos cada. Assim, o time corintiano precisaria derrotar o Água Santa e torcer para a Inter de Limeira e Mirassol tropeçarem diante de Santos e São Bernardo, respectivamente. Se qualquer um dos dois saírem vitoriosos, o Corinthians está eliminado. Em caso de empate, o time alvinegro igualaria em número de pontos (16) e levaria a melhor no número de vitórias (5 contra 4, da Inter, e 3, do Mirassol).

Publicidade

Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil?

A Copa do Brasil é a competição que mais paga no País. Neste ano, o Santos vive situação de restrição financeira, pelo rebaixamento e por deixar de classificar-se para o torneio. Parte das chances do Corinthians não classificar para a Copa do Brasil 2025 estão ligadas à classificação no Paulista. Se não conseguir pelo Estadual, o time precisa ficar entre os oito primeiros no Campeonato Brasileiro.

Caso a equipe não avance para a próxima fase do Estadual, já não tem a vaga. Se avançar e chegar até a semifinal, a participação no torneio está garantida. Outro cenário é avançar, mas cair nas quartas de final. Nesse caso, é preciso que o Corinthians tenha a melhor campanha entre os eliminados nesta fase.

Classificam-se para a Copa do Brasil pelo Campeonato Paulista todos os semifinalistas mais o time e melhor campanha eliminado nas quartas (quinto colocado geral). São Paulo tem mais uma vaga, conquistada pelo campeão da Copa Paulista, realizada no segundo semestre. Outra forma de garantir a presença no torneio que mais paga no Brasil é sagrar-se campeão desta edição. Na primeira fase, o Corinthians eliminou o Cianorte. O próximo adversário será o São Bernardo.

O Corinthians encara o Santo André no sábado, às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O time alvinegro faz campanha decepcionante no Estadual, com três vitórias, um empate e seis derrotas. O início ruim levou a diretoria recém-empossada a demitir Mano Menezes. O técnico escolhido para tocar o projeto foi o português António Oliveira, que estava no Cuiabá. Em cinco partidas do novo comandante, o time corintiano tem três vitórias, um empate e uma derrota.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.