O Corinthians vive situação para lá de dramática no Campeonato Paulista. A reação do time no Estadual foi freada neste domingo, com a derrota por 1 a 0 para Ponte Preta, na Neo Química Arena, em Itaquera, a primeira sobre o comando de António Oliveira. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a equipe do Parque São Jorge necessita de uma combinação de resultados para ter chance de se classificar às quartas de final do Paulistão. Eliminação também pode dificultar a participação na próxima Copa do Brasil. Neste cenário, a equipe precisaria ficar entre os oito primeiros do Campeonato Brasileiro.
A equipe corintiana está no último lugar do Grupo C, com dez pontos em dez jogos. O Mirassol é o terceiro colocado, com 14, mesma pontuação da Inter de Limeira, segundo colocado por ter um melhor saldo de gols (4 contra 3). O Red Bull Bragantino lidera, com 18. Nesta fase, os dois melhores de cada chave avançam.
Para ter alguma chance de classificação, o Corinthians não depende apenas de si. Caso vença os dois próximos jogos, contra Santo André, uma das piores equipes do torneio, e Água Santa, o time chegaria a no máximo 16 pontos. Basta uma vitória da Inter de Limeira, que joga contra Ituano e Santos, para que a equipe do interior alcance 17 pontos, superando o Corinthians, que já estaria eliminado.
O time ainda precisa torcer para Mirassol não vencer a Portuguesa. Em caso de resultado positivo, o time chegaria a 17 pontos, também confirmando a eliminação corintiana.
LEIA TAMBÉM
Para ter chances na rodada derradeira, a 12ª, o Corinthians precisa que seus adversários no grupo ao menos empatem na penúltima partida desta fase. Neste cenário, os rivais corintianos somariam 15 pontos cada. Assim, o time corintiano precisaria derrotar o Água Santa e torcer para a Inter de Limeira e Mirassol tropeçarem diante de Santos e São Bernardo, respectivamente. Se qualquer um dos dois saírem vitoriosos, o Corinthians está eliminado. Em caso de empate, o time alvinegro igualaria em número de pontos (16) e levaria a melhor no número de vitórias (5 contra 4, da Inter, e 3, do Mirassol).
Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil?
A Copa do Brasil é a competição que mais paga no País. Neste ano, o Santos vive situação de restrição financeira, pelo rebaixamento e por deixar de classificar-se para o torneio. Parte das chances do Corinthians não classificar para a Copa do Brasil 2025 estão ligadas à classificação no Paulista. Se não conseguir pelo Estadual, o time precisa ficar entre os oito primeiros no Campeonato Brasileiro.
Caso a equipe não avance para a próxima fase do Estadual, já não tem a vaga. Se avançar e chegar até a semifinal, a participação no torneio está garantida. Outro cenário é avançar, mas cair nas quartas de final. Nesse caso, é preciso que o Corinthians tenha a melhor campanha entre os eliminados nesta fase.
Classificam-se para a Copa do Brasil pelo Campeonato Paulista todos os semifinalistas mais o time e melhor campanha eliminado nas quartas (quinto colocado geral). São Paulo tem mais uma vaga, conquistada pelo campeão da Copa Paulista, realizada no segundo semestre. Outra forma de garantir a presença no torneio que mais paga no Brasil é sagrar-se campeão desta edição. Na primeira fase, o Corinthians eliminou o Cianorte. O próximo adversário será o São Bernardo.
O Corinthians encara o Santo André no sábado, às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O time alvinegro faz campanha decepcionante no Estadual, com três vitórias, um empate e seis derrotas. O início ruim levou a diretoria recém-empossada a demitir Mano Menezes. O técnico escolhido para tocar o projeto foi o português António Oliveira, que estava no Cuiabá. Em cinco partidas do novo comandante, o time corintiano tem três vitórias, um empate e uma derrota.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.