A Conmebol realizou nesta segunda-feira em Luque, no Paraguai, o sorteio para definição dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores. Um dos duelos do mata-mata será simplesmente o clássico interestadual entre Palmeiras e Botafogo, rivalidade aflorada nos últimos meses com declarações públicas do presidente botafoguense John Textor e da mandatária palmeirense Leila Pereira.
O dono da SAF do Botafogo alega que a inteligência artificial (IA, na sigla em inglês) apontou uma possível manipulação de resultados no futebol brasileiro em partidas que envolviam o Palmeiras. A executiva do clube paulista cobrou a apresentação de provas de corrupção e disse considerar as alegações “uma vergonha” em participação no no “Roda Viva”, da TV Cultura. Leila chegou a indicar ainda que Textor não superou a virada alviverde no jogo contra o time carioca pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.
Tudo isso foi relembrado na web tão logo o sorteio apontou Palmeiras e Botafogo como adversários no mata-mata da principal competição de clubes da América do Sul. Alguns torcedores pontuaram que o duelo é pautado no “pacto palmeirense” e na “inteligência artificial” botafoguense.
Leia também
Houve também quem considera o jogo uma obra dos “deuses do futebol”, e outros brincaram com a rivalidade recente.
No jogo pelo Brasileirão do ano passado, o Botafogo abriu 3 a 0 só no primeiro tempo, mas viu o Palmeiras buscar a virada comandado principalmente por Endrick, com dois gols do jovem. Agora, a equipe treinada por Abel Ferreira não conta mais com o atacante, mas a torcida queria um outro “reforço”.
Mesmo com a virada recente, torcedores botafoguenses não querem saber de pessimismo. Alguns, inclusive, já podem até trilhar todo o caminho do time até a grande conquista da Libertadores.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.