O Palmeiras está cada vez mais próximo de conquistar o seu 11º título do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 1 a 0 no clássico com o Santos, o time de Abel Ferreira terminou a 27ª rodada com 89,8% de chances de se sagrar campeão. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
A equipe palestrina lidera o campeonato com 57 pontos, oito a mais que o vice-líder Internacional. A possibilidade de título aumentou consideravelmente em relação à última semana, quando o Palmeiras aparecia com 83% de chances. O time colorado possui 5,2% de chance de ficar com o troféu. O Fluminense aparece logo atrás, com apenas 3,6% de chances, seguido do Flamengo (0,79%).
A título de comparação, o Palmeiras tinha 53 pontos nesta mesma rodada em 2018, quando levantou o caneco do Brasileirão pela última vez. Naquela ocasião, o Internacional também era quem mais incomodava a equipe então dirigida por Luiz Felipe Scolari. Os gaúchos tinham a mesma pontuação dos paulistas, mas perderam fôlego e terminaram em terceiro.
Ao comparar as campanhas, os três pontos conquistados diante do Santos fizeram o Palmeiras superar o número de vitórias alcançadas nesta mesma altura do campeonato em 2018, sendo 16 contra 15. O campeonato irretocável do alviverde paulista ainda conta com o melhor ataque, com 44 gols marcados, e a melhor defesa, sendo vazada apenas 19 vezes. O Palmeiras detém também a maior sequência de invencibilidade, com 12 partidas sem perder.
Corinthians perto da Libertadores. Santos e São Paulo sonham com G-8
Se por um lado o Corinthians vê o arquirrival distante na tabela do Brasileirão, o finalista da Copa do Brasil segue firme na briga por uma vaga no G-6 para garantir-se na Libertadores. Com 44 pontos, um a menos que o Flamengo, o time alvinegro está em quinto lugar, com 73,7% de chances de jogar a competição continental em 2023. Inter (98,1%), Fluminense (97,6%), Flamengo (87,7%) e Athletico-PR (75,6%) aparecem na frente.
Com chances remotas de vaga entre os seis primeiros, São Paulo e Santos aguardam a definição das finais da Libertadores (Athletico-PR x Flamengo) e da Copa do Brasil (Flamengo x Corinthians) para saberem se o G-6 virar G-8 e sonharem com uma presença na principal competição de clubes da América. Por outro lado, ambos têm boas chances de marcar presença na Sul-Americana. O time da Baixada tem 57,2% de probabilidade, enquanto o tricolor do Morumbi, finalista da atual edição, tem 55,1%. O título garante uma vaga direta na Libertadores.
Chances de rebaixamento
A luta contra a degola parece se consolidar entre cinco equipes. Juventude e Atlético Goianiense vivem a situação mais delicada. A equipe de Caxias do Sul tem 98,9% de chance de rebaixamento, já os rubro-negros goianos aparecem com 95,7%. O Cuiabá vem logo em seguida com 54,7%, não muito distante do Coritiba (54%) e do Avaí (50,4%). Os rivais Ceará e Fortaleza também se apresentam em situação incômoda, com chances de 15,8% e 11,8%, respectivamente.