Análise | Palmeiras estreia no Paulistão com vitória segura sobre a Portuguesa

Protagonista, Maurício aproveita a chance em escalação mesclada e faz os dois gols do triunfo palmeirense no Allianz Parque

PUBLICIDADE

Foto do author Ricardo Magatti
Atualização:

Atual tricampeão paulista, o Palmeiras começou a busca pelo inédito tetracampeonato do Paulistão com vitória nesta quarta-feira. Primeiro dos grandes a jogar, o time de Abel Ferreira fez um bom jogo para um início de temporada e derrotou por 2 a 0 a Portuguesa, que se tornou bilionária recentemente ao ser transformada em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e faz planos ambiciosos, de voltar à elite nacional em poucos anos. São 30 anos sem derrota para a equipe alviverde em estreias no Estadual.

PUBLICIDADE

O meia-atacante Maurício, um atleta não tão exuberante, mas quase sempre eficiente, foi o protagonista da partida ao marcar, com finalizações semelhantes, os dois gols que definiram o triunfo no Allianz Parque, um em cada tempo.

Foi bastante aceitável a estreia do tricampeão estadual. Mostrou velocidade, intensidade e sintonia mesmo na primeira partida da temporada, em que se espera muitas vezes o oposto desses atributos. Escalada com uma formação diferente, com cinco titulares - Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Richard Ríos e Estêvão - , a equipe funcionou. Não encantou, mas explorou as fraquezas da Portuguesa e conquistou a vitória sem ser muito acossado.

Maurício marcou duas vezes na vitória do Palmeiras contra a Portuguesa, pela estreia no Paulistão 2025 Foto: @Palmeiras via X

Foi dominante principalmente na etapa inicial o Palmeiras a partir da pressão no campo do rival. Essa estratégia deu resultado cedo, depois que, pressionada, a Portuguesa se atrapalhou ao sair jogando e a bola sobrou para Mauricio na área. Ele limpou a marcação e finalizou com potência para marcar o primeiro gol palmeirense em 2025.

Publicidade

Richard Ríos, Mauricio teve outra chance para ampliar, bem como Ríos e Estêvão. No segundo tempo, a Portuguesa vibrou, mas por poucos minutos, apenas até o árbitro joão Vitor Gobi cancelar pênalti que havia marcado a favor dos visitantes. Ele foi ao monitor do VAR e entendeu que errou quando viu a bola tocar no braço de Murilo dentro da área. Por isso, reviu sua decisão.

Minutos depois do pênalti anulado, o Palmeiras mudou a postura sonolenta daquele momento e Maurício reapareceu para decidir. Fez de canhota um bonito gol após assistência de Marcos Rocha e definiu a vitória palmeirense.

Integrante do Grupo D, o Palmeiras larga com vitória e tem três pontos, assim como a Ponte Preta, que venceu o Novorizontino fora de casa. Outro time da chave, o Velo Clube não soma pontos porque estreou com derrota para o Noroeste. O São Bernardo ainda joga na rodada, nesta quinta-feira.

PALMEIRAS 2 X 0 PORTUGUESA

  • PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Naves (Benedetti), Murilo e Vanderlan (Giay); Fabinho, Richard Ríos e Rômulo (Atuesta); Maurício (Allan), Estêvão e Thalys (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.
  • PORTUGUESA: Rafael Santos, Alex Silva, Gustavo Henrique, Alex Nascimento e Lucas Hipólito; Hudson (Tauã), Fernando Henrique e Daniel Júnior; Cristiano (Iago), Maceió e Henrique Almeida (Renan Peixoto). Técnico: Cauan de Almeida.
  • GOLS: Maurício, aos 11 minutos do primeiro tempo. Maurício, aos 24 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO: João Vitor Gobi.
  • CARTÕES AMARELOS: Lucas Hipólito, Hudson, Fernando Henrique.
  • PÚBLICO: 28.302.
  • RENDA: R$ 2.308.257,80.
  • LOCAL: Allianz Parque.

Publicidade

Análise por Ricardo Magatti

Repórter da editoria de Esportes desde 2018. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídias pela Universidade Anhembi Morumbi. Cobriu a Copa do Mundo do Catar, em 2022, e a Olimpíada de Paris, em 2024.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.