Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos agem de maneiras diferentes no mercado nos últimos dias do ano, pensando na próxima temporada. Após o vice do Brasileirão na pior das temporadas sob o comando de Abel Ferreira, o clube alviverde voltou a ser agressivo e persegue nomes de peso para seu elenco. Contratou Facundo Torres, está perto de confirmar a contratação de Paulinho e quer Andreas Pereira. O Corinthians pode investir no astro Pogba, o São Paulo tem acordo com Oscar e o Santos sonha com Neymar, mas não para agora.
Paulinho no Palmeiras
Paulinho no Palmeiras não é sonho, é realidade. Resta a resolução de burocracias para o atacante ser anunciado. Em São Paulo desde o último domingo, 22, o jogador foi submetido a exames médicos na Academia de Futebol na segunda-feira. Ele será comprado por cerca de R$ 115 milhões, além da cessão em definitivo ao Atlético Mineiro dos volantes Gabriel Menino e Patryck, este jovem capitão do time sub-20 da equipe alviverde. O clube paulista mantém percentual dos direitos econômicos de ambos.
Paulinho assinará contrato de cinco anos com o Palmeiras, que é agressivo no mercado e busca reforçar o seu elenco com estrelas como há muito tempo não fazia. A diretoria também negocia com Bernabei, lateral-esquerdo argentino do Celtic que jogou a temporada de 2024 emprestado ao Inter, Mathías Villasanti, volante paraguaio do Grêmio, e quer Andreas Pereira, meio-campista do Fulham. Além disso, gastou R$ 72 milhões para trazer o atacante uruguaio Facundo Torres.
Pogba no Corinthians
O astro francês pode ser mais um popstar a jogar no Brasil. Oficialmente, não há negociações entre o clube o atleta. No entanto, torcedores se animaram depois que Memphis Depay publicou nas redes sociais uma foto na qual conversa pelo celular com o jogador francês. Na imagem também está o diretor financeiro do Corinthians, Pedro Silveira. O holandês e o dirigente alvinegro estão passando férias em Gana, na África.
Recentemente, a “Fatal Model”, empresa de acompanhantes, mostrou interesse em ajudar o clube alvinegro em eventuais tratativas com Pogba, mas o Corinthians não aceitou. O clube não tem o francês como prioridade para a próxima temporada.
Pogba está afastado dos gramados em razão de uma punição por doping. O jogador voltará a treinar em janeiro e estará livre para retornar aos campos em março do ano que vem. O atleta está sem clube após encerrar o contrato com a Juventus, da Itália. Ativo no mercado no meio do ano, o Corinthians teve ter uma postura menos agressiva. A ideia é contratar reforços pontuais pedidos pelo técnico Ramón Díaz.
Oscar no São Paulo
Oscar deve ser o primeiro e mais importante reforço do São Paulo para 2025. O meio-campista de 33 anos costurou acordo com a diretoria e deve ser anunciado em breve. Ele está livre no mercado desde que encerrou sua passagem pelo Shangai Port, da China, em dezembro deste ano.
Revelado na base são-paulina, Oscar deixou a equipe em 2010, pouco tempo após começar a atuar pelo elenco principal. O meia entrou em uma disputa judicial contra o clube por conta de irregularidades em seu contrato de trabalho e recebeu do Tribunal Superior do Trabalho a liberação para jogar no Internacional, onde permaneceu até 2012. Depois, brilhou no Chelsea e passou quase oito anos na China.
O clube também tem acordo com o lateral-esquerdo Wendell, mas o Porto faz jogo duro para liberar o jogador e quer uma compensação financeira. Com a necessidade de enxugar sua folha salarial, o São Paulo planeja se desfazer de 15 atletas e terá mais saídas que chegadas.
Neymar no Santos
O Santos sonha com Neymar enquanto sofre para reformular seu elenco. Passou semanas atrás de um técnico e conseguiu, depois de contratempos, chegar a um acordo com Pedro Caixinha. O presidente Marcelo Teixeira não esconde que o retorno de Neymar recolocaria o Santos em “outro patamar”, como disse. Mas também não esconde que, hoje, o sonho está distante de ser realizado.
Teixeira disse ao Estadão ter desenhado um projeto concreto para trazer Neymar de volta. Porém, isso não significa que seja fácil repatriar o astro e que isso será possível.
De férias no Brasil, Neymar é esperado na Arábia Saudita no início do ano que vem e não há qualquer movimentação para que seu contrato seja rescindido com o Al Hilal. Ele ganha um salário fora da realidade até de alguns poderosos clubes europeus.
“Eu nunca disse que vamos contratar o Neymar. Eu disse que acompanhamos o processo relacionado ao Neymar”, afirmou Teixeira ao site ge.globo. “Se existir algum tipo de dificuldade, do clube que está com o contrato em vigência e haja um acordo entre clube árabe e o staff e o contrato de jogador, o Santos pode se manifestar. Está pronto o projeto para o Neymar. Pronto dentro do quê? Dentro daquilo que é pertinente”.
Com dificuldades para contratar o Santos não se reforçou com um atleta sequer por enquanto. O alvo da vez é Galoppo, meia-atacante argentino que pouco jogou pelo São Paulo em 2024 e pode ser emprestado.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.