A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela do Campeonato Paulista de 2024. A abertura está prevista para o dia 20 de janeiro e a decisão para o dia 7 de abril. Pela primeira vez em anos, o Grupo Globo não terá transmissão dos jogos do Estadual nas TVs aberta e fechada. Em 2021, a Globo perdeu o Paulista na TV aberta. Uma proposta da Record, na época, foi escolhida. A emissora de Edir Macedo não mostrava o Estadual de São Paulo fazia 16 anos. Ela teria pago o dobro do que Globo ofereceu.
A oferta da família Marinho ainda ficou atrás da proposta do SBT. Entretanto, o Grupo Globo manteve transmissão de alguns jogos pelos canais Premiere. Ainda assim, a exibição foi limitada, porque 16 partidas já eram exclusivas da Record e outras 16 já seriam exibidas no YouTube. Em 2003, o SBT comprou os direitos e teve de brigar contra a Globo na Justiça por mostrar os 22 jogos do Paulistão. Mas a emissora carioca reinou absoluta até 2021, sublicenciou os direitos ora para a Record (2004 a 2006), ora para a Band (2007 a 2016).
Para 2024, não houve renovação sequer para a transmissão no Premiere. O motivo foi a Globo não ter intenção de pagar a pedida da Federação Paulista de Futebol - valores não foram revelados. Como os jogos do pay-per-view, por vezes, não eram exclusivos (já sendo exibidos no YouTube), o Grupo Globo não via vantagem em mantê-los. Quem ocupou o espaço de TV fechada foi a TNT e o streaming HBO MAX. No YouTube, além dos canais do Paulistão, a CazéTV também terá transmissão, fortalecendo seu investimento no esporte.
Os jogos da TV aberta serão em dois horários: quarta-feira, às 21h35, e aos domingo, às 18h. A última rodada da primeira fase, quando todos os jogos são simultâneos, será dia 10 de março, um domingo, às 18h. Nesta rodada, o jogo da Record será Ituano e São Paulo.
Clubes com mais jogos na TV aberta
- São Paulo e Santos - 4
- Corinthians e Palmeiras - 3
- Guarani, Inter de Limeira e Água Santa - 2
- Mirassol Red Bull Bragantino, Ituano e Botafogo de Ribeirão Preto - 1
- Portuguesa, Ponte Preta, Novorizontino, Santo André e São Bernardo - sem jogos na TV aberta
43% dos clubes do Paulistão são da Série B do Brasileiro
Dos 16 clubes que integram o Paulistão 2024, quatro estão na Série A do Campeonato Brasileiro: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino. Agora são sete clubes na Série B: Santos, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Ituano e Botafogo. Na Série C, apenas o São Bernardo. E há três times na Série D: Santo André, Internacional de Limeira e Água Santa, que fez a final do ano passado com o Palmeiras. E perdeu. Apenas a Portuguesa não tem calendário anual.
A fórmula utilizada é a mesma das últimas temporadas. São quatro grupos, com quatro times cada e que se enfrentam fora das suas respectivas chaves. Ao final de 12 rodadas, os dois times de pior campanha geral são rebaixados para A2 e os dois primeiros de cada chave se enfrentam nas quartas de finas em jogo único, assim como nas semifinais, que terão os confrontos definidos de acordo com as campanhas na soma das etapas. A fase final será disputada em jogo de ida e volta.
Os cinco primeiros colocados gerais terão vaga garantida na Copa do Brasil de 2025. Por causa da fraca campanha de 2023, o Santos estará fora do torneio nacional com as maiores premiações. Novamente nesta edição haverá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, da fase de grupos à final.
Os valores ainda não foram revelados, mas a FPF promete que o Paulistão 2024 terá a maior receita de patrocínio com direitos de transmissão da história da competição. Em 2023, com o 25º título Estadual, o Palmeiras acumulou R$ 20 milhões com premiação.
Confira os jogos da 1ª rodada do Paulistão 2024:
Sábado - 20 de janeiro
- 17h15 - Red Bull Bragantino x Água Santa
- 18h - Botafogo de Ribeirão Preto x Santos
- 20h - São Paulo x Santo André
- 20h15 - Ponte Preta x Mirassol
Domingo - 21 de janeiro
- 16h - Novorizontino x Palmeiras
- 16h - São Bernardo x Ituano
- 18h - Corinthians x Guarani
- 18h - Inter de Limeira x Portuguesa
Veja as datas previstas para os clássicos
- 28/01 - 3ª rodada - 18h - Palmeiras x Santos
- 31/01 - 4ª rodada - 19h30 - Corinthians x São Paulo
- 07/02 - 6ª rodada - 19h30 - Santos x Corinthians
- 14/02 - 8ª rodada - 19h30 - São Paulo x Santos
- 18/02 - 9ª rodada - 18h - Palmeiras x Corinthians
- 03/03 - 11ª rodada - 20h - São Paulo x Palmeiras
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.