Por que Loco Bielsa? Entenda origem do apelido do técnico do Uruguai

Treinador é conhecido por ser uma figura excêntrica no mundo do futebol

PUBLICIDADE

Foto do author Leticia Quadros
Atualização:

Marcelo Alberto Bielsa é o nome verdadeiro do argentino, treinador da seleção do Uruguai. Mas ele é conhecido mesmo pelo apelido, “Loco Bielsa”, que surgiu nos anos 90, quando treinava o Newell’s Old Boys, da Argentina. Existem duas versões para a origem do apelido. A primeira é mais difundida foi em uma ameaça a torcedores do cube argentino. A outra é de uma conversa que teve com o jogador Fernando Gamboa, quando era atleta das categorias de base do Newell’s.

A história mais conhecida que teria dado origem ao apelido é de 1992, depois de uma derrota para o rival San Lorenzo por 6 a 0 na Libertadores daquele ano. Os torcedores da equipe foram protestar contra Bielsa, que os teria ameaçado com uma granada.

Marcelo Bielsa Foto: Divulgação/Instagram @soymarcelobielsa

PUBLICIDADE

Outra história, mais antiga, também é apontada como uma das possíveis origens do apelido. Antes de ser treinador da equipe principal do Newell’s Old Boys, Bielsa esteve na equipe de base, na década de 80. Durante esse período ela teria dito ao zagueiro Fernando Gamboa que cortaria um dedo do próprio corpo para poder vencer.

Ao longo dos anos, o treinador foi acumulando histórias que faziam jus ao apelido. Uma das mais famosas é de quando ele era treinador do Leeds, da Inglaterra, e colocou os jogadores para catar lixo durante três horas. A ideia era fazer com que eles percebessem o esforço que um torcedor tinha que fazer no trabalho para conseguir comprar um ingresso para ver um jogo do time.

Além disso, ele já convocou um jogador amador para a seleção do Uruguai, fez enquete sobre a pobreza mundial com os atletas do Lille, na época em que comandava o time francês, e pediu para o goleiro do Newell’s jogar a bola para fora, de propósito, porque o adversário não acertava as cobranças de lateral.

Publicidade

O jeito irreverente do treinador, porém, nem sempre agrada. Luiz Suárez, ídolo no Uruguai, fez duras críticas ao treinador depois que se aposentou da seleção neste ano. Segundo o jogador, o treinador não cumprimentava os atletas, o que foi deteriorando a relação entre eles.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.