PUBLICIDADE

Portuguesa empata com Ituano aos 55 minutos do 2º tempo e soma primeiro ponto na volta ao Paulistão

Daniel Costa salva equipe rubro-verde de mais uma derrota no Estadual com gol de pênalti nos acréscimos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Com um gol de pênalti, cobrado por Daniel Costa, aos 55 minutos do segundo tempo, a Portuguesa buscou o empate por 1 a 1 com o Ituano nesta quarta-feira à noite, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Com isso, a Lusa soma seu primeiro ponto na competição após oito anos, tempo em que ficou fora de elite nacional.

PUBLICIDADE

Na estreia, tinha perdido por 2 a 0 para o Botafogo, dentro do Canindé. Mas a Portuguesa deve agradecer este ponto conquistado fora de casa ao goleiro Thomazella, que foi o melhor em campo, praticando grandes defesas e ainda defendendo um pênalti.

Com um ponto, a Portuguesa ocupa a quarta posição dentro do Grupo D, liderado pelo São Bernardo (4), seguido pelo Santo André (3) e Palmeiras (1) e que vai enfrentar o Botafogo, quinta-feira, em Ribeirão Preto.

Ituano e Portuguesa empatam pelo Campeonato Paulista. Foto: Miguel Schincariol/ Ituano

De outro lado, o Ituano somou seu segundo ponto porque na estreia tinha segurado o 0 a 0 com o São Paulo, dentro do Morumbi. É o terceiro do Grupo C, atrás de São Bento (4) e Corinthians (3). A Ferroviária (1), que nesta quinta-feira vai receber o São Paulo, em Araraquara, é a lanterna.

Em casa, mais tranquilo e na obrigação de tomar as iniciativas de jogo, o Ituano começou melhor. Já poderia ter aberto o placar aos 23 minutos, quando Gabriel Barros apareceu livre no lado direito da área, porém, finalizou em cima do goleiro Thomazella, que cresceu na frente do atacante.

Dez minutos depois, o árbitro Douglas Marques das Flores viu pênalti num carrinho por baixo de Patrick em cima de Felipe Saraiva. Mesmo alertado pelo VAR para analisar melhor o lance, o árbitro manteve a penalidade. Na cobrança, seis minutos depois, José Aldo chutou rasteiro e Thomazella caiu no lado direito e fez a defesa.

A Portuguesa conseguiu chegar com perigo, enfim, aos 45 minutos. O meia João Victor desceu pelo lado esquerdo e levantou na pequena área. Richard bateu de voleio, a bola tocou na trave e no corpo do goleiro Jefferson Paulino e não entrou.

Publicidade

O Ituano voltou ‘mordido’ no segundo tempo e só não abriu o placar aos 15 minutos por causa de outra grande defesa de Thomazella. Ele se esticou todo para desviar com as mãos o chute à queima roupa de Paulo Victor. De tanto insistir, o mandante abriu o placar. Aos 24 minutos, o Ituano fez seu primeiro gol no jogo e na competição. Após levantamento, Paulo Victor dominou e bateu de virada, entre as pernas de Thomazella.

A Portuguesa foi se soltando aos poucos, aproveitando o recuo natural do Ituano. Mas só chegou ao empate aos 55 minutos num pênalti bem cobrado por Daniel Costa. A falta dentro da área aconteceu aos 50 minutos. Paraízo fez um giro rápido e foi segurado por Bernardo Schappo, que acabou expulso após auxílio do VAR.

Na terceira rodada, no sábado, o Ituano enfrenta o Guarani, em Campinas, às 16h, enquanto um pouco mais cedo, às 15h30, a Portuguesa recebe o Red Bull Bragantino, no Canindé.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 1 X 1 PORTUGUESA

ITUANO - Jefferson Paulino; Raí Ramos, Rafael Pereira, Bernardo Schappo e Mário Sérgio; André Luiz, Lucas Siqueira e José Aldo (Eduardo Person); Felipe Saraiva (Yago), Gabriel Barros (Quirino) e Paulo Victor. Técnico: Carlos Pimentel.

PORTUGUESA - Thomazella; Pará, Patrick (Bruno Leonardo), Victor Ramos e Thallyson; Madison, Tauã (Daniel Costa), Gustavo Bochecha (Lucas Venuto) e Lucas Nathan; João Victor (João Victor) e Richard (Gustavo Ramos). Técnico: Mazola Júnior.

GOLS - Paulo Victor, aos 24, e Daniel Costa (pênalti), aos 55 minutos do segundo tempo.

Publicidade

ÁRBITRO - Douglas Marques das Flores.

CARTÕES AMARELOS - José Aldo e Felipe Saraiva (Ituano); Tauã, Thomazella, Daniel Costa, Pará e João Victor (Portuguesa).

CARTÃO VERMELHO - Bernardo Schappo (Ituano).

RENDA - R$ 47.650,00.

PÚBLICO - 1.774 pagantes.

LOCAL - Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.