O prefeito da cidade francesa de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, usou a inauguração da rua em homenagem a Sócrates para fazer duras críticas a Neymar. Em sua fala, o gestor local, assumidamente de esquerda, fez comparações entre os posicionamentos políticos dos atletas brasileiros e citou o apoio público do ex-jogador do Paris Saint-Germain ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Entre Neymar que apoiou Bolsonaro e Raí, que apoiou Lula, eu fiz minha escolha. Entre Neymar e Sócrates, eu fiz minha escolha. Aqui é o punho levantado. É o que a gente leva no coração. É por isso que estamos aqui”, afirmou o prefeito, que publicou a declaração em seu perfil no Instagram.
Irmão mais novo de Sócrates, Raí marcou presença na inauguração da homenagem ao ídolo do Corinthians e da seleção brasileira, que aconteceu na manhã deste sábado, dia 30, na cidade vizinha à capital Paris. A “Rue du Dr Socrates” fica localizada dentro da Vila Olímpica, onde a delegação brasileira ficará hospedada durante a realização dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Leia também
Na cerimônia de inauguração da rua, que será mantida após o fim das olimpíadas, também estiveram presentes autoridades brasileiras, como o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
A cidade do interior paulista também homenageou Sócrates este ano ao dar seu nome à antiga Rua Edgar Rodrigues, onde está localizado o boulevard do estádio Santa Cruz, do Botafogo de Ribeirão Preto, que revelou o atleta para o futebol.
Em suas redes sociais, a prefeitura de Saint-Ouen definiu Sócrates como “um dos maiores jogadores brasileiros dos últimos 50 anos”. “Ele se destacou particularmente pelo compromisso político contra a ditadura brasileira na década de 1980″, lembrou, ao mencionar a atuação do atleta em movimentos como as Diretas Já e a Democracia Corintiana.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.