De protagonista em várias premiações da Fifa, o futebol brasileiro concorre em apenas uma categoria nesta edição do The Best. Coube ao atacante brasileiro Richarlison, do Tottenham, ser o representante do País – ele concorre ao Prêmio Puskas, com o seu gol pela seleção brasileira marcado após assistência de Vinícius Júnior no jogo contra a Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar.
No dia do jogo, Richarlison celebrou. “Foi um gol muito bonito. Fiz um assim pelo Fluminense e um parecido quando estava no Everton. Tive a possibilidade de virar de voleio e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, até porque foi em uma partida de Copa”, afirmou.
Richarlison concorre com Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, pelo seu gol contra o Paok, da Grécia, nas quartas de final da Conference League e com o amputado Marcin Oleksy, que marcou um lindo gol no Campeonato Polonês de amputados, na partida entre o seu time, Warta Poznan, e Stal Rzeszow.
PUSKAS DO BRASIL
Dois jogadores brasileiros já foram coroados com o Prêmio Puskas. Em 2011, Neymar faturou o título por um gol antológico marcado pelo Santos contra o Flamengo, na Vila Belmiro.
Em 2015, foi a vez de Wendell Lira ser coroado com o prêmio. Pelo Campeonato Goiâno daquele ano, ele deu um lindo voleio na partida de seu time, o Goianésia, contra o Atlético-GO.
PRÊMIO PUSKAS 2023: VEJA OS GOLS INDICADOS
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.