Após perder para o Corinthians na partida de ida por 1 a 0, no Allianz Parque, o Palmeiras encara o desafio da torcida única alvinegra na Neo Química Arena em busca do tetracampeonato paulista – inédito na era profissional do futebol paulista e o primeiro desde o Paulistano, entre 1916 e 1919. Para isso, a equipe de Abel Ferreira precisa, obrigatoriamente, vencer o duelo em Itaquera nesta quinta-feira, a partir das 21h35 (de Brasília).
A matemática para o título é simples: vitória. Se o Palmeiras vencer seu maior rival por um gol de diferença, o título paulista será decidido nos pênaltis; dois ou mais gols de vantagem dão a Abel Ferreira e seus comandados o quarto Paulistão consecutivo – 26º na história do clube.
Leia também
Nesta temporada, o Palmeiras soma oito vitórias em 15 jogos; destes resultados, o Palmeiras sairia campeão no tempo normal em cinco oportunidades – 33% dos jogos disputados no Paulistão. Ainda, destas cinco partidas em que venceu por dois ou mais gols de diferença, três foram fora de casa – exatamente o obstáculo que precisa superar em Itaquera.

O histórico na Neo Química Arena é favorável ao Corinthians. Em 20 partidas disputadas em Itaquera, a equipe alvinegra venceu oito, enquanto o Palmeiras levou a melhor em seis confrontos. Ainda houve seis empates no estádio desde que foi inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.
Ainda que o retrospecto recente não seja favorável, o Palmeiras se apoia no momento vivido pelas equipes nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, o Corinthians não conseguiu derrotar o maior rival em seus domínios. A primeira vitória, depois de três temporadas, se deu justamente naquele confronto do último ano, pelo Campeonato Brasileiro.
Abel Ferreira também se apoia nas últimas finais de Paulistão para motivar o elenco. Desde 2022, na primeira conquista do tricampeonato, o Palmeiras perdeu a partida de ida em todas as decisões. Por outro lado, contra o Corinthians, será a primeira vez em que o time precisará reverter o resultado longe de seus domínios.
- 2022 – São Paulo 3 x 1 Palmeiras
- 2023 – Água Santa 2 x 1 Palmeiras
- 2024 – Santos 1 x 0 Palmeiras
Ainda, o Palmeiras precisará repetir o feito que o Corinthians protagonizou em 2018, na casa alviverde, para se sagrar tetracampeão na Neo Química Arena. Naquela ocasião, a equipe alvinegra venceu no Allianz Parque após perder, na ida, pelo mesmo placar de 1 a 0, e conquistou o Paulistão na disputa por pênaltis.