Quatro jogadores do Vélez Sarsfield, da Argentina, acusados de abuso sexual por uma jornalista esportiva de 24 anos, foram presos nesta segunda-feira, dia 18. São eles: o uruguaio Sebastían Sosa, o paraguaio José Florentín e os argentinos Braian Cufré e Abiel Osorio. Depois da denúncia, que foi realizada em Tucumán, os atletas começaram a treinar separadamente a pedido da direção do clube.
A Vara Penal de Tucumán recebeu o quarteto acompanhado de advogados e alguns familiares durante a manhã desta segunda. Eles ouviram o depoimento da vítima e logo depois foram detidos a pedido da promotora Eugenia María Posse.
Os jogadores, que já estavam afastados dos trabalhos do Veléz e impedidos de sair da Argentina durante 90 dias, aguardam a decisão do juiz Lucas Alfredo Taboada para saber se seguem detidos ou se aguardam o processo em liberdade. O desfecho do caso deve ocorrer até quarta-feira, dia 20. Vale lembrar que Daniel Alves, depois de depor sobre o crime de estupro em Barcelona, foi mantido em cárcere até o julgamento do caso, 13 meses depois.
O Vélez divulgou em comunicado nas redes sociais que suspendeu o contrato de trabalho dos atletas até que tudo seja esclarecido. Em nota, o clube reiterou profunda preocupação pelos fatos denunciados e afirmou que está à disposição da Justiça para apurar os fatos.
Leia também
Relembre o caso
O crime ocorreu na madrugada de 3 de março, em um quarto de hotel na cidade de Tucumán, na Argentina, de acordo com a denunciante. A jornalista afirma que o abuso ocorreu horas depois de o Veléz enfrentar o Tucumán pela Copa da Liga Argentina.
A jovem recebeu um convite de Sosa, no Instagram, para ir ao hotel em que ele estava hospedado. Lá, conheceu os outros três jogadores do time. Após beber alguns drinks, ela se sentiu mal, teve tontura e deitou. Foi então que teriam abusado sexualmente dela.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.