Quem é Igor Jesus, atacante do Botafogo e surpresa da seleção brasileira na convocação de Dorival

No clube desde julho, centroavante já marcou seis gols e é destaque da equipe que lidera o Brasileirão e está na semifinal da Libertadores

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves
Atualização:

Igor Jesus, atacante do Botafogo, é um dos três novos nomes da seleção brasileira na convocação de Dorival Júnior para as Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Chile e Peru. Destaque do líder do Brasileirão e semifinalista da Libertadores, o atacante ganhou oportunidade após uma série de desfalques no setor ofensivo do Brasil. Além disso, seu nome já era ventilado, devido ao sucesso do Botafogo neste ano.

PUBLICIDADE

Abner, do Lyon, é o outro novos nome nessa convocação. O Botafogo, com Igor Jesus e Luiz Henrique, é o clube brasileiro com o maior número de representantes nesta convocação. Gerson, do Flamengo, e Guilherme Arana (Atlético-MG), que atuam no País, também foram chamados pelo treinador.

“Estamos em um momento que perdemos Richarlison, João Pedro e Pedro. Necessariamente, isso fez com que ampliássemos o leque de observações. Chegamos ao Igor Jesus, que vem se destacando, fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro, e sendo um dos destaques da equipe líder da competição”, afirmou o treinador, a respeito de Igor Jesus.

Igor Jesus é destaque do Botafogo, líder do Brasileirão e semifinalista da Libertadores nesta temporada. Foto: Nelson Almeida/ AFP

O nome do atacante já era observado por Dorival e Rodrigo Caetano. Aos 23 anos, ele foi contratado pelo Botafogo na janela do meio deste ano, sem custos. Ele estava no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e havia marcados 16 gols nesta temporada. Pelo clube carioca, desde que chegou, já foram seis gols.

Publicidade

Antes mesmo de estrear, Igor Jesus recebeu uma proposta de contrato, mas o Botafogo optou por segurá-lo. A área de scout do clube já via a possibilidade de o atacante ser convocado para defender a seleção brasileira em um futuro breve. “Vocês estão conhecendo mais, mas já tivemos a oportunidade de enfrentá-lo há alguns anos. Chamava muita atenção jogando pelo Coritiba”, complementou Dorival.

Igor Jesus, natural de Cuiabá, no Mato Grosso, começou sua carreira no Coritiba. Em 2019, fez sua estreia na equipe profissional do clube paranaense. Em pouco mais de um ano, disputou 57 partidas pelo clube – que foram destacadas pelo treinador da seleção brasileira nesta sexta-feira.

A venda aos Emirados Árabes Unidos rendeu cerca de 2 milhões de dólares. Em sua passagem pelo mundo árabe, disputou 91 partidas e marcou 47 gols em quatro anos ao longo do período no Oriente Médio. Ao fim do contrato, optou por não renovar o vínculo, retornar ao Brasil e assinar o pré-contrato com o Botafogo. Estreou no clube alvinegro em julho, contra o Internacional, pelo Brasileirão.

Yuri Romão, presidente do Sport, será o chefe de delegação da seleção brasileira nestes próximos jogos das Eliminatórias contra Chile (10 de outubro), em Santiago, e Peru (15 de outubro), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os rivais desta Data Fifa são os dois piores times nas classificatórias sul-americanas para o Mundiais. A seleção treinará no CT Joaquim Grava, do Corinthians, antes da viagem para encarar o Chile, em Santiago. Após o confronto, o elenco retorna ao Brasil diretamente para Brasília.

Publicidade

O Brasil ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com dez pontos somados nos oito primeiro jogos. Foram apenas três vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui. O trabalho de Dorival está preservado, segundo apurou o Estadão, mesmo após desempenhos ruins contra Equador e Paraguai, em setembro.

O desempenho da equipe sob a batuta do treinador preocupa os torcedores. Soma-se isso ao fato da seleção também ter decepcionado na Copa América – foi eliminada nas quartas de final, para o Uruguai, e venceu apenas um jogo no torneio. O contrato de Dorival com a CBF vai até o fim do ciclo para a Copa do Mundo de 2026 e, ao menos até esta rodada das Eliminatórias, o treinador estava prestigiado pelo presidente Ednaldo Rodrigues.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.