Se você navegou nas redes sociais nos últimos dias, deve ter se deparado com vídeos de um saxofonista tocando seu instrumento e animando a torcida alemã nas Fanzones da Eurocopa 2024. O responsável pelas canções que estão embalando os torcedores europeus, e viralizando nas redes sociais, se chama Andre Schnura e tem uma história e tanto para contar.
Munido de um óculos escuro, uma camisa da seleção alemã de Rudi Völler, pintura facial nas cores da bandeira da Alemanha e um saxofone preto fosco, o músico alemão se tornou a sensação do torneio ao comandar a festa da torcida alemã. Em dias de jogo do time de Toni Kroos, o jovem agita a torcida com sua música nos arredores dos estádios.
Sua interpretação de covers de músicas, em especial da canção “Samba de Janeiro”, da banda alemã Bellini, conquistou o coração de seus compatriotas e, em pouco tempo, do mundo todo por meio das redes sociais.
Os vídeos do saxofonista regendo a festa alemã viralizaram nas redes sociais. Atualmente, Schnura conta com mais de 280 mil seguidores no Instagram e quase meio milhão de seguidores no TikTok.
O sucesso, no entanto, é repentino. Nas redes sociais, o saxofonista revelou que foi demitido da escola onde lecionava há seis anos pouco tempo antes do início do torneio. O revés não desmotivou o músico, que resolveu sair de sua zona de conforto e se apresentar na rua durante o torneio continental.
Outro detalhe curioso é que o belo saxofone preto utilizado por Schnura é um modelo desenvolvido pelo próprio saxofonista. Em 2018, ele e um amigo de infância fundaram a empresa Stalaxy, uma marca de saxofones pretos que quer tornar o instrumento “cool”.
A recente viralização alavancou as vendas da marca e, para aproveitar o súbito interesse, Schnura anunciou que doará 150 euros (cerca de 881 reais) para cada unidade vendida de um saxofone Stalaxy. A ONG escolhida foi a “Toni Kroos Stiftung”, ou Fundação Toni Kroos em português, organização do meio-campista alemão que cuida de crianças com doenças graves.
Com a classificação da Alemanha para as oitavas de final, a presença de Andre Schnura no pré-jogo da partida está sendo exigida por torcedores e o saxofonista parece animado em atender ao pedido da multidão. Em seu Instagram, o músico agradeceu o apoio e o carinho de seus fãs e pediu por união e compreensão entre as torcidas.
Caso a Alemanha chegue a final do torneio, uma petição foi criada para que Schnura se apresente no estádio Olímpico, em Berlim, e toque o hino alemão durante a cerimônia de encerramento. Com a atual popularidade do saxofonista, o pedido não parece impossível. Resta saber se a seleção alemã chegará até a decisão da competição.
A “versão brasileira”
Um animador de torcida com instrumento de sopro não é novidade em terras brasileiras. Por aqui, desde a década de 80 Dartagnan Jatobá é figurinha carimbada em Jogos Olímpicos, Fórmula 1 em Interlagos, jogos da seleção de vôlei, Copa Davis, entre tantas outras modalidades.
Dartagnan e sua cornetinha fazem parte da história da torcida do Brasil em grandes eventos esportivos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.