Quem o Corinthians pode enfrentar na pré-Libertadores? Veja os possíveis rivais

Time conhece nesta quinta-feira os adversários na etapa preliminar do torneio e pode ter pela frente gigante argentino ou duelo brasileiro por vaga na fase de grupos

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo Sampaio

Após um fim de temporada excepcional, o Corinthians vive a expectativa de conhecer o seu adversário na pré-Libertadores. O time do Parque São Jorge conseguiu uma vaga na fase preliminar da competição continental de maneira épica, após emplacar nove vitórias consecutivas no Brasileirão, igualando o recorde de Atlético-MG (2021) e Internacional (2020) nos pontos corridos, depois de ficar 22 rodadas na zona de rebaixamento.

O sorteio da fase preliminar da Libertadores acontece nesta quinta-feira, às 12h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Para chegar à disputa em grupos, o Corinthians precisa superar dois adversários, em confrontos de ida e volta cada. O time corintiano entra diretamente na segunda etapa, assim como o Bahia, outro representante do Brasil, e o tradicional Boca Juniors, da Argentina.

Corinthians conhece nesta quinta-feira o adversário na segunda fase da Copa Libertadores. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Levando em consideração o ranking da Conmebol, o Corinthians foi alocado no Pote 1 da Fase 2, o mesmo de Boca e Bahia. Assim, evitou um embate mais difícil logo no primeiro confronto da pré-Libertadores. O cenário atual abre um leque de 16 possíveis adversários do clube:

  • Deportes Iquique (Chile)
  • Boston River (Uruguai)
  • Universidad Central (Venezuela)
  • Representante da Bolívia - The Strongest ou Bolívar
  • Representante da Colômbia - Deportes Tolima ou Millonarios
  • Três classificados da Fase 1 - Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador), Defensor (Uruguai), Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e um representante da Bolívia (Nacional Potosí, Aurora, San José de Oruro ou Blooming).

Publicidade

PUBLICIDADE

O time mais bem colocado no ranking da Conmebol entre os possíveis adversários do Corinthians é o Bolívar, que aparece na 27ª posição da lista atualizada, divulgada na segunda-feira, 16. O time briga pela ponta do Clausura no Campeonato Boliviano com o The Strongest. Quem terminar na primeira posição vai direto para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o outro cai no Pote 2 da segunda fase.

Apesar da falta de tradição da Bolívia nas competições da Conmebol, as equipes do país costumam dificultar a vida dos adversários quando jogam em seus domínios, especialmente por causa da altitude. Tanto o The Strongest quanto Bolívar são de La Paz, cidade localizada a mais de 3.600 metros acima do nível do mar.

Existe ainda a possibilidade de o Corinthians reeditar o confronto com o Tolima, que disputa com o Millionarios a vaga da Colômbia no Pote 2. O modesto time colombiano ficou famoso no Brasil após surpreender a equipe corintiana na pré-Libertadores, em 2011, marcando a primeira queda de um brasileiro na fase prévia do torneio continental. À época, o Corinthians contava com nomes de peso, como Ronaldo, Roberto Carlos, Danilo e Paulinho, além do técnico Tite.

O treinador chegou a balançar no cargo, mas a sua permanência foi determinante para o título da Libertadores no seguinte, em 2012, quando o clube também faturou o Mundial de Clubes. De lá para cá, o time do Parque São Jorge se classificou outras duas vezes para a etapa preliminar da Libertadores, sendo eliminado também em 2020, quando caiu para o Guaraní do Paraguai.

Publicidade

Terceira fase pode reservar confronto brasileiro ou com o Boca

O caminho da Fase 3 da Libertadores será definindo junto do sorteio desta quinta-feira. Assim, os times classificados na segunda etapa já sabem quem vão enfrentar no duelo derradeiro pela vaga na fase de grupos. Se passar, o Corinthians pode ter pela frente:

  • Bahia
  • Boca Juniors (Argentina)
  • Cerro Porteño (Paraguai)
  • Barcelona de Guayaquil (Equador)
  • Independiente Santa Fe (Colômbia)
  • Melgar (Peru)
  • Ñublense (Chile).

Em eventual confronto com o Bahia, seria a segunda vez consecutiva que times brasileiros se enfrentam na pré-Libertadores por uma vaga na fase de grupos. Neste ano, o campeão Botafogo encarou o Red Bull Bragantino na Fase 3. O time carioca venceu o primeiro jogo por 2 a 1, se classificando com um empate em SP por 1 a 1.

O Corinthians nunca foi eliminado pelo Bahia em um confronto de mata-mata. No confronto histórico, são 29 vitórias dos paulistas, contra 17 dos baianos, e 15 empates. Em 2024, a equipe corintiano venceu o time tricolor nos dois turnos do Brasileirão, por 1 a 0, em Salvador, e por 3 a 0, em São Paulo.

Outra possibilidade é o Corinthians medir forças com o Boca Juniors, vice em 2023 e seis vezes campeão da América. Terceiro colocado no ranking da Conmebol, o gigante argentino se classificou à Libertadores na bacia das almas, graças ao título nacional do Vélez Sarsfield. Com o craque o uruguaio Edinson Cavani no comando do ataque, a equipe foi apenas a sexta colocada no Clausura e sequer disputou a edição deste ano da Libertadores.

Emerson Sheik foi o herói do título ao marcar os gols da vitória por 2 a 0 no Pacaembu. Foto: Alex Silva/Agência Estado

Enfrentar o Boca, porém, pode trazer boas lembranças aos corintianos. Foi diante dos argentinos que a equipe paulista conquistou o seu título da Libertadores, em 2012. Os paulistas empataram por 1 a 1 na ida, na Bombonera, com o histórico gol de cavadinha de Romarinho, e venceram a volta por 2 a 0, no Pacaembu, com dois de Emerson Sheik, herói do título inédito.

O Boca leva a melhor sobre o Corinthians no confronto histórico. São três vitórias dos argentinos, contra duas dos brasileiros, e sete empates. Com exceção da final em 2012, o time paulista nunca conseguiu superar a equipe de Buenos Aires em confrontos de mata-mata, sendo eliminado nas oitavas de final das edições de 1991, 2013 e 2022 da Copa Libertadores.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.