PUBLICIDADE

Real e Manchester United entram para a história dos EUA

Gigantes europeus vão se enfrentar em amistoso que deverá ter cerca de 109 mil pessoas, recorde do futebol no país americano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Manchester United e Real Madrid farão história neste sábado, mesmo que ainda estejam em pré-temporada. Os gigantes europeus se enfrentarão em um amistoso na cidade de Ann Arbour, no estado de Michigan, diante de cerca de 109 mil pessoas, de acordo com a estimativa dos organizadores do evento. Caso essa previsão se confirme, será o maior público de uma partida de futebol nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O recorde atual completará 30 anos no próximo dia 11. Na decisão da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, o estádio Rose Bowl - o mesmo que sediou a final da Copa do Mundo de 1994 - recebeu 101.799 espectadores para ver a França vencer o Brasil por 2 a 0.

O amistoso entre espanhóis e ingleses será uma gigantesca prova de força do futebol nos Estados Unidos. Basta dizer que o recorde de público da NFL (a liga de futebol americano, o esporte mais popular do país) é de 105.121 pessoas, obtido no jogo entre Dallas Cowboys e New York Giants, em Dallas, em 2009. Real e United, portanto, vão se apresentar para uma plateia que o futebol americano profissional jamais reuniu nos Estados Unidos.

A partida, válida por um torneio chamado Copa Internacional dos Campeões, será disputada no estádio da Universidade de Michigan, o maior dos Estados Unidos, com capacidade para receber 109.901 pessoas - embora já tenha recebido mais de 115 mil espectadores em uma partida da equipe de futebol americano da universidade. Não por acaso, o estádio é conhecido no país como Big House (Casa Grande).

As circunstâncias são tão especiais que transformaram uma partida de pré-temporada - coisa que normalmente jogadores e treinadores encaram com um certo desdém - em um evento imperdível. Não foi por acaso que Luke Shaw, jovem lateral-esquerdo do Manchester United, disse que está ansioso para que o jogo comece logo.

"Acredito que todos aqui estão na mesma situação. Há grande ansiedade para disputar a partida", afirmou o jogador, que foi contratado recentemente do Southampton.

Do outro lado, a expectativa também é enorme, como deixou claro Carlo Ancelotti. "Nenhum jogo contra o Manchester United é amistoso. É um time fantástico e, além do mais, vamos jogar em um estádio maravilhoso", comentou o treinador do Real Madrid.

Publicidade

O italiano está impressionado com a popularidade que o futebol conquistou nos Estados Unidos. A Copa do Mundo do Brasil despertou no país um entusiasmo pela modalidade nunca antes visto e, como esta partida deixará claro, esse entusiasmo continua grande.

"Durante os dias em que estamos aqui, nós encontramos muitos torcedores e eu estou seguro de que o futebol continuará crescendo muito nos Estados Unidos."

NA MODA

PUBLICIDADE

Os clubes europeus estão aproveitando muito bem a recém-conquistada popularidade do futebol na maior potência econômica do mundo. Real Madrid e Manchester United são apenas duas das várias equipes da Europa que decidiram cruzar o Oceano Atlântico para se preparar para a nova temporada - e para ganhar um bom dinheiro também, é claro.

A Copa Internacional dos Campeões terá mais três jogos hoje, todos envolvendo equipes tradicionais da Europa: Internazionale x Roma, Olympiacos x Manchester City e Liverpool x Milan. Além desses clubes, o Bayern de Munique também está no país para disputar amistosos. Arsenal e Tottenham já passaram pelos Estados Unidos, que roubou da Ásia a condição de principal polo de atração dos clubes europeus na pré-temporada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.