Vídeo: veja grandes duelos entre Real Madrid e Manchester City pela Champions League

Equipes já se enfrentaram duas vezes em semifinais e se reencontram nas quartas da atual edição

PUBLICIDADE

Foto do author Leonardo Catto

Real Madrid e Manchester City começam a disputar uma vaga na semifinal da Champions League 2023/24 nesta terça-feira, dia 9, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. Com um histórico é de equilíbrio, esta é a terceira vez que as equipes se enfrentam no mata-mata da competição europeia.

PUBLICIDADE

O primeiro confronto entre os times na Champions foi na edição de 2021/22, vencida pelo Real. O City foi superado na semifinal, mesmo com a vantagem no primeiro jogo. A equipe inglesa venceu por 4 a 3 no Ettihad Stadium. Na volta, tudo parecia se encaminhar para a classificação do time de Pep Guardiola à final. Mahrez abriu o placar no segundo tempo, aumentando ainda mais a vantagem.

O brasileiro Rodrygo havia ingressado na partida poucos minutos antes do gol, no lugar de Toni Kroos. Quando o relógio marcava 45 minutos do segundo tempo, Benzema evitou que a bola se perdesse no ataque do Real e o brasileiro mandou para o fundo das redes. O empate, porém, ainda era vantajoso para o City. Um minuto depois, Rodrygo marcou novamente, de cabeça, após desvio de Asensio no cruzamento de Carvajal. Na prorrogação, Benzema fez o gol que levou o time madrilenho à final e, posteriormente, conquistar o 14º título da competição.

Desde o primeiro encontro entre as equipes na Champions League, Rodrygo amadureceu e ocupa cada vez mais espaço no Real Madrid. Foto: M. Gracia Jimenez/AP

No segundo encontro, na edição seguinte da Champions, quem se deu melhor foram os ingleses. Novamente em uma semifinal, o primeiro jogo foi um empate por 1 a 1. Vinicius Júnior abriu o placar e Kevin de Bruyne empatou no Santiago Bernabéu. A expectativa de duelo acirrado no jogo de volta foi frustrada. O Manchester City aplicou uma goleada por 4 a 0 nos espanhóis, com gols de Bernardo Silva (duas vezes), Manuel Akanji e Julian Álvarez.

Publicidade

A vitória precedeu o primeiro título do City na Champions League. A equipe bateu a Inter de Milão na final e credenciou-se a disputar o Mundial de Clubes. No torneio, o time de Guardiola venceu o Urawa Red Diamonds na semi e goleou o Fluminense, coincidentemente, por 4 a 0 na final.

A principal diferença do último confronto para o que está prestes a acontecer é a ausência de Benzema. O atacante francês deixou o Real Madrid ao final da temporada 2022/23 e foi para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O goleiro Courtois também não jogará, lesionado. O técnico Carlo Ancelotti conta agora também com o inglês Jude Bellingham, um dos destaques do time na temporada.

Haaland é artilheiro da Champions League com 6 gols, junto de Kane, Griezmann e Mbappé. Foto: Frank Augstein/AP

Do outro lado, Guardiola tem praticamente o mesmo time, com poucas peças diferentes. O modo de jogar permanece o mesmo. Para o confronto desta terça, o técnico espanhol não vai contar com o goleiro Ederson, que sofreu uma lesão pouco antes da última Data Fifa. Uma das grandes forças do time é o norueguês Erling Haaland, que divide a artilharia do torneio com Harry Kane, Griezmann e Mbappé, todos com seis gols.

Além de Real Madrid e Manchester City, Arsenal e Bayern de Munique começam a disputa por uma vaga na semifinal nesta terça-feira. Na quarta, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain e Barcelona fecham os confrontos das quartas de final.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.