Nesta sexta-feira, dia 21, a Copa do Mundo de 2023 viu um show espanhol na cidade de Wellington, na Nova Zelândia, uma forte Suíça contra uma surpreendente Filipinas e o recorde de audiência em uma transmissão digital de futebol feminino no Brasil durante a partida entre Nigéria e Canadá. Dormiu e não conseguiu acompanhar o Mundial Feminino? O Estadão resume o segundo dia da competição para você e informa a programação do dia seguinte:
Sinclair para na goleira Nnadozie, Canadá empata com a Nigéria e CazéTV bate recorde
O jogo entre Canadá e Nigéria, válido pelo Grupo B da Copa do Mundo Feminino de 2023, ocorreu entre a noite de quinta-feira, dia 20, e a madrugada de sexta-feira, dia 21. Em uma partida equilibrada, o grande confronto foi entre a atacante Christine Sinclair, maior artilheira de seleções da história do futebol, e a goleira Chiamaka Nnadozie.
Aos 4 minutos da segunda etapa, a canadense sofreu um pênalti e foi para a marca da cal. Caso marcasse, se tornaria a primeira jogadora a fazer gols em seis edições de Copa do Mundo. O dia, no entanto, era da arqueira nigeriana, que salvou o pênalti e um chute no rebote. Eleita melhor jogadora da partida, Nnadozie trabalhou bastante, mas garantiu o 0 a 0 no placar. Com o resultado, o Grupo B é liderado pela Austrália, com 3 pontos.
A partida foi acompanhada por 149 mil espectadores na CazéTV, o que marcou um recorde de audiência quando o assunto é futebol feminino no Brasil. A canal transmitirá todas os 64 jogos do Mundial Feminino. O formato da competição é o mesmo da Copa do Catar, em 2022, com 32 seleções.
Após susto no início, Suíça controla Filipinas e assume liderança do Grupo A
Quem esperava um jogo de superioridade suíça desde o primeiro momento foi surpreendido quando, aos 15 minutos, as Filipinas abriram o placar com Katrina Guillou. O gol foi anulado pela bandeirinha, mas foi o suficiente para acender o alerta na Suíça.
Após um começo empolgante, não demorou muito para a seleção filipina ser dominada pelo time favorito, no entanto. O primeiro gol válido da partida, contudo, só saiu no fim, aos aos 44 minutos. A atacante Ramona Bachmann converteu um pênalti assinalado pelo VAR e colocou a Suíça na frente.
Na segunda etapa, a superioridade europeia se manteve. Com dificuldades para atacar, as Filipinas não ameaçaram sequer a meta rival. Seraina Piubel anotou o segundo gol e garantiu a vitória e a liderança do Grupo A para o time suíço.
Em atropelo espanhol contra a Costa Rica, Putellas joga minutos finais apenas
A Espanha não precisou contar com Alexias Putellas, melhor jogadora do mundo, para construir uma vantagem sólida contra a Costa Rica em partida válida pelo Grupo C do Mundial Feminino. Lesionada desde 2022, a atacante do Barcelona viu do banco de reservas suas companheiras atropelarem as rivais e fazerem 3 a 0 logo no primeiro tempo.
Em um ritmo acelerado, as europeias criaram inúmeras chances de gol e chegaram até a desperdiçar um pênalti, mas foram para o intervalo com uma larga vantagem. Com o jogo controlado, o segundo tempo foi mais morno, mas ainda de domínio espanhol.
Aos 32 minutos da etapa final, os gritos eufóricos da torcida indicavam: Alexias Putellas estava de volta. A espanhola demonstrou toda sua classe nos poucos minutos em que esteve em campo e mostrou que, caso atue em alto nível, a Espanha deve ir longe nessa Copa. Com o resultado, La Roja assume a primeira colocação do seu grupo.
Veja a tabela da Copa Feminina 2023.
Próximos jogos
21/07
- 22h - Estados Unidos x Vietnã
22/07
- 04h - Zâmbia x Japão
- 06h30 - Inglaterra x Haiti
- 9h - Dinamarca x China
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.