A madrugada desta quarta-feira, dia 2, viu a definição dos Grupos F e G da Copa do Mundo feminina de 2023. O Brasil deu adeus ao Mundial de forma melancólica ao empatar sem gols com a Jamaica. Com o resultado, a seleção jamaicana chegou aos cinco pontos e avançou para as oitavas de final em segundo no Grupo F. A África do Sul fez história ao vencer a Itália com um gol nos acréscimos e se classificou como segundo também no G. Já Suécia e França confirmaram o favoritismo, venceram Argentina e Panamá, respectivamente, mantiveram a liderança das chaves. Veja a tabela.
Dormiu e não conseguiu acompanhar o Mundial Feminino? O Estadão resume o 14º dia da competição para você e informa a programação do dia seguinte, agora sem o Brasil. Nesta quinta, Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos jogam a última rodada do Grupo H e definem as últimas vagas nas oitavas do Mundial.
Brasil empata, é eliminado e Marta dá adeus ao Mundial
O Brasil está eliminado da Copa do Mundo feminina de 2023. No jogo de vida ou morte contra a Jamaica, no fechamento da primeira fase do Mundial, a seleção brasileira apenas empatou em 0 a 0 e terminou sua participação com o terceiro lugar da chave. O jogo também foi a despedida de Marta em Copas. A Rainha encerra sua história como a maior artilheira da competição, com 17 gols em seis edições e um vice-campeonato, perdido diante da Alemanha.
Apesar de ter a bola e controlar o ritmo da partida, a seleção de Pia Sundhage pouco fez de criativo. Errando muitos passes, mostrando nervosismo em todas as ações e sofrendo com a “cera” adversária, o Brasil sentiu a obrigação de vencer para se classificar. Isso atrapalhou.
África do Sul marca nos acréscimos e se garante nas oitavas
Com muita emoção. Foi assim que a África do Sul entrou para a história com sua primeira classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Com gols de Orsi, contra, Magaia e Kgatlana, a seleção venceu as italianas e está entre as 16 melhores do Mundial pela primeira vez na história. Os gols da Itália foram marcados por Caruso, duas vezes.
Suécia e França confirmam favoritismo e avançam em primeiro
Favoritas em seus grupos, Suécia e França venceram e seguiram para o mata-mata como líderes de suas chaves. As suecas marcaram com Blomqvist e Rubensson, de pênalti, e bateram a Argentina por 2 a 0. Com o resultado, a seleção europeia se garante nas oitavas com 100% de aproveitamento e apenas um gol sofrido.
Já a França tomou um susto na partida desta quarta-feira. Enfrentando o Panamá, a seleção francesa saiu atrás, após lindo gol de falta de Martha Cox. Apesar disso, as francesas não tiveram problema para assumir o controle da partida, conseguiram marcar com Lakrar, Diani, três vezes, Le Garrec e Becho. A seleção do Panamá ainda viu Pinzón e Cedeño balançar as redes, mas foi derrotada por 6 a 3.
Próximos jogos
Quinta-feira (03/03/23)
- 7h - Marrocos x Colômbia
- 7h - Coreia do Sul x Alemanha
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.