Engana-se quem pensa que a busca por receita acaba com o fim da temporada do futebol. Aproveitando as datas comemorativas do final do ano, clubes lançam camisas especiais, visando o faturamento com a alta de vendas para presentes, além dos uniformes em branco para o ano novo.
A brasileira Volt Sport criou uma linha branca de réveillon para os 11 clubes aos quais é fornecedora. Todas são brancas com acabamentos em cores comuns para a época, como prata e dourado.
“São camisas especiais e com tiragem limitada. Os uniformes especiais para as festas de fim de ano viraram tradição para as equipes que patrocinamos. São camisas que contam com conceitos diferentes dos uniformes tradicionais, mas que agradam muito aos torcedores. Este é mais exemplo de projeto para que agrega ao catálogo dos clubes e potencializa o mix de produtos oferecidos”, comenta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt, patrocinadora de América-MG, Avaí, Botafogo-SP, CRB, Criciúma, Fortaleza, Joinville, Remo, Santa Cruz, Vila Nova e Vitória.
“É a primeira vez que lançamos. Além de ser uma edição limitada, traz a paixão pelo clube para dentro das festas familiares e alimenta o amor da torcida. Como marketing, acreditamos que endossar projetos disruptivos como esse é uma forma de nos aproximarmos dos torcedores, além de movimentar novas receitas para o Botafogo”, Laura Louzada, gerente de marketing da SAF do Botafogo-SP.
Parceiro da Diadora, o Coritiba aproveitou a estrutura da sua própria empresa de confecções, a 1909, que já produziu os uniformes de jogo, para criar modelos de virada de ano. ‘’Usar licenciados é um mecanismo extremamente importante para aumentar o mix de produtos e atrair o público. É um modelo que sai um pouco do âmbito esportivo, agrada aos torcedores e nos ajuda a manter o estreitamento com a torcida em um período sem jogos oficiais”, comenta Henrique Aguiar, gerente de novos negócios do Coritiba.
Além da Volt, há clubes que também entraram na onda. Alguns deles são Bahia, CSA e Goiás, todos com fornecedoras próprias – Esquadrão, Azulão, e Green. Entretanto, a primeira, do clube baiano, deve ser encerrada, já que os times do Grupo City costumam firmar parcerias com a Puma.
O modelo do Goiás segue, ainda, uma ideia retrô, com aplicação do primeiro escudo e patches para relembrar as origens do clube. “Esta camisa é nossa forma de estar ainda mais próximo ao torcedor em um momento tão especial, de agradecer por todo o apoio que recebemos neste ano, e também de mostrar que vamos seguir ainda mais unidos no ano que vem”, comenta a diretora de marketing do Goiás, Jéssica Rezende.
No Fluminense, um modelo lançado em 4 de novembro comemorou um ano do título da Libertadores, conquistado contra o Boca Juniors, no Maracanã. Já o Sport criou uma camiseta com patches personalizáveis dos momentos do clube em 2024.
“O ano foi muito marcante, contemplando desde o 44º título pernambucano até o jogo que nos coroou com o nosso tão sonhado acesso. Campanha dentro de campo com mais de 100 gols, lançamento da nova mascote Nina, a volta do torcedor a Ilha do Retiro e muitas outras campanhas que o clube realizou neste ano”, disse Roger Lopes, diretor de arte do marketing do clube.
Tanto cariocas quanto pernambucanos são patrocinados pela Umbro, mas a empresa não participou desses modelos. Já no Grêmio, a fornecedora fez parceria com o artista Killa Villa para um design em homenagem a cantos da torcida gremista.
Outra ação é do Flamengo, também com uma camisa de réveillon. Entretanto, a camisa é produzida e distribuída em parceria com o Mercado Livre, que vende de forma exclusiva.
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