Romário é o novo presidente do América, clube do Rio com dívida de R$ 80 milhões

Jogador campeão do mundo em 1994 realiza sonho do pai de comandar time carioca: ele vai conciliar a função de cartola com a de senador da República

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O senador Romário (PL-RJ), campeão da Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira, foi aclamado presidente do do América Football Club, tradicional clube do futebol carioca, nesta quinta-feira, dia 9. O ex-jogador de 57 anos disputou o pleito pela chapa da oposição. Ele era o único candidato concorrendo na eleição. O grupo de situação, que alçou Sidney Santana à presidência, não lançou ninguém para concorrer com o Baixinho.

PUBLICIDADE

O laço de Romário com o América tem relação com o seu pai, Edevair, que era torcedor do clube. O senador chegou a vestir a camisa da equipe carioca em uma única oportunidade, em 2008, antes de assumir um cargo diretivo no clube. Naquele ano, ele foi campeão da segunda divisão do Campeonato Carioca com a equipe. Agora, quer retornar para levar o América de volta à elite do futebol do Rio. Em princípio, Romário descarta mudar o sistema de gestão para SAF. O clube teria dívida de R$ 80 milhões.

“Eu me sinto preparado para esse novo desafio na minha vida. É claro que quando falo isso, é porque tenho certeza e fé em Deus e que vocês americanos, como eu e meu pai, vão me ajudar para que possamos, juntos, recolocar o América no lugar que ele merece. É na primeira divisão do carioca e voltando a disputar uma competição nacional”, disse.

Romário deverá ser aclamado presidente do América-RJ nesta quinta-feira.  Foto: Marcos de Paula/Estadão

Além da parte esportiva, Romário deverá ser o presidente responsável pela inauguração da nova sede do América, que está sendo construída na Tijuca, bairro da zona norte do Rio, e tem conclusão prevista para 2025. A antiga sede do clube, que ficava na mesma região, foi demolida para a construção de um shopping.

Publicidade

O América firmou parceria com a Win The Game, empresa de negócios da área de esporte e entretenimento que tem a BTG Pactual como sócia. O contrato de um ano envolve um acordo para captação de patrocínio com exclusividade e prevê a ampliação da relação com o clube. De acordo com a diretoria atual do América, a ideia é que a Win The Game atue como o “Escritório de Negócios” do clube, com a gestão conjunta em áreas de marketing, comercial, comunicação, licenciamento, inteligência de dados, CRM e e-commerce.

O América venceu o Campeonato Carioca pela última vez há 63 anos. Ao todo, o clube tem sete títulos estaduais (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960). Lamartine Babo, ilustre torcedor americano, ficou conhecido por compor os hinos populares de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além do próprio América. Atualmente, o time disputa a segunda divisão do Rio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.