PUBLICIDADE

Ronaldo larga clubes e mira atletas: de Rodrygo a filho de Belfort, veja agenciados do Fenômeno

Depois de vender suas ações no Cruzeiro, ex-jogador e empresário encontra mais tempo para se dedicar aos seus outros negócios, quase todos eles ligados ao futebol

PUBLICIDADE

Foto do author Ricardo Magatti
Atualização:

Fora do Cruzeiro ao negociar no fim de abril suas ações (90%) com o empresário Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH, e na iminência de vender sua parte no Valladolid, clube da Espanha, Ronaldo Fenômeno tem encontrado mais tempo para se dedicar aos seus outros negócios, quase todos eles ligados ao futebol, e aos seus compromissos comerciais.

PUBLICIDADE

Com fortuna estimada em R$ 1 bilhão, Ronaldo, atualmente, administra cinco empresas: Tara Sports, R9 Gestão Patrimonial & Financeira, Fundação Fenômenos, Ronaldo Academy e Oddz Network, uma holding que exerce controle sobre outros cinco empreendimentos. São eles: Octagon, Ronaldo TV, Beyond Films, Wayz (agencia de viagens corporativas) e Talentz. O Fenômeno está à frente, portanto, de 10 empresas.

É a Octagon, uma agência de esportes, entretenimento e cultura, com 32 escritórios em 18 países, uma das empresas em que Ronaldo mais tem apostado. A agência cuida da gestão de carreira para atletas de diferentes modalidades.

A ideia é fechar acordo com poucos, mas conhecidos atletas e de relevância em suas modalidades. O portfólio atual conta com Gabriel Jesus (Arsenal), Rodrygo Goes (Real Madrid), Tamires (Corinthians) e Davi Belfort, o último a se tornar agenciado por Ronaldo. Filho do lutador Vitor Belfort, Davi tem 19 anos e é cotado como uma das grandes promessas do futebol americano. Seu plano é ser, no futuro, o primeiro quarterback brasileiro da NFL.

Ronaldo é empresário de quatro atletas, incluindo Rodrygo, astro do Real Madrid Foto: Elizabete Guimarães/ALMG

Davi foi anunciado na instituição Virginia Tech, dos Estados Unidos, em dezembro de 2023. A expectativa é de ter o brasileiro na disputa do College Football, o futebol americano universitário, nesta temporada. Caso isso ocorra, o jogador poderá se candidatar para o Draft da NFL de 2027, quando terá 22 anos.

Com Rodrygo, astro do Real Madrid, a agência de marketing elaborou uma estratégia parecida com a que foi desenhada para o próprio Ronaldo durante sua carreira. “Uma gestão profissional de carreira é fundamental para o seu sucesso, assim como foi pro meu. É essa a missão da Octagon na parceria firmada”, disse Ronaldo quando a parceria foi fechada, em março deste ano.

Fora do País, a Octagon tem clientes como Stephen Curry, astro do Golden State Warriors, da NBA, e Simone Biles, uma das maiores ginastas da história.

Publicidade

“Nosso diferencial, além de ter o Ronaldo como grande embaixador, é de ter uma mentalidade e estratégia de focar em poucos atletas, mas de muita expressão, e um trabalho de qualidade e não quantidade”, afirma Eduardo Baraldi, sócio-fundador e co-CEO da ODDZ Network, segundo o qual a empresa faz abordagens “customizadas e criativas” com os atletas, para além dos contratos convencionais.

“A base do nosso trabalho é a gestão da reputação e posicionamento do atleta. É auxiliá-lo a construir sua própria marca através da mídia, redes sociais, imprensa, eventos e qualquer oportunidade de relação com os fãs e o mercado, de maneira que seja positiva, atrativa e relevante para aumentar sua base de fãs e a geração de novos negócios através de patrocínios e outras formas de monetização”, acrescenta.

Baraldi diz que o envolvimento de Ronaldo é estratégico, focado na captação de novos atletas e também na abertura de novas frentes comerciais com patrocinadores, marcas e oportunidades para os esportistas. O pensamento do Fenômeno, na Octagon, é “promover o legado de talentos emergentes no cenário esportivo global”.

PUBLICIDADE

“Ele (Ronaldo) tem a capacidade de abrir qualquer porta quando queremos conversar com um novo talento, o que facilita quebrar uma possível barreira inicial”, reconhece Baraldi. “Ao estar conosco, o novo atleta tem sua imagem e carreira associada a um ídolo, atleta e empresário como se fosse seu ‘padrinho’, o que atrai de imediato a mídia, patrocinadores e oportunidades de novos negócios”.

Ronaldo foi dono de muitos empreendimentos. Viu alguns naufragarem, como a agência de marketing 9ine e a boate R9, mas a maior parte de seus negócios prosperou. Segundo as pessoas com quem conviveu e convive, ele tem uma visão diferenciada econômica e financeiramente em relação à maioria dos jogadores de futebol.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.