Rooney utiliza Football Manager para descobrir jovens promessas para time da MLS

Treinador do DC United tem parceria com os desenvolvedores do jogo para receber informações exclusivas de olheiros

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Wayne Rooney, lenda do futebol inglês e do Manchester United, se arrisca após a aposentadoria dos gramados em sua carreira como treinador na Major League Soccer (MLS). Pelo DC United, clube que defendeu na reta final de seus anos como jogador, Rooney “revoluciona” o cenário ao utilizar uma ferramenta pouco usual para gerir seu elenco: o Football Manager, jogo de simulação de futebol.

Em entrevista ao The Times, o treinador conta que o time americano tem uma parceria com os donos e desenvolvedores do jogo virtual. Dessa forma, informações de olheiros sobre os atletas são repassados com exclusividade ao clube, que, em troca, promove o game e toda a publicidade relacionada ao Football Manager.

Wayne Rooney se aventura como treinador após encerrar sua carreira no futebol. Foto: Amber Searls/USA TODAY Sports

PUBLICIDADE

“Grande parte do mercado é na América do Sul, e fizemos um acordo com o Football Manager, onde damos a eles uma publicidade e eles nos dão acesso aos olheiros, 11 ou 12 deles, que usam em diferentes lugares ao redor do mundo para ajudar a criarem o jogo”, afirmou o treinador. No universo virtual, esses olheiros são responsáveis por classificar cada atleta, seu potencial e atributos técnicos, como finalização e passe, dentro do jogo.

Rooney também conta que a inspiração para essa parceria com os desenvolvedores – Sports Interactive e Eidos Interactive – veio de outro renomado treinador: “José Mourinho fez algo semelhante no passado”, conta o ex-jogador. Hoje na Roma, o técnico português utilizou das ferramentas do jogo para descobrir talentos no passado.

Publicidade

O Football Manager tenta simular a carreira de um treinador no mundo virtual, no qual o usuário comanda um time de futebol e toma decisões estratégicas dentro e fora do gramado. Além de Rooney, WIll Still, treinador do Reims, da França, se tornou técnico após anos de experiência no game. Ele chegou a se aventurar como jogador, mas pendurou as chuteiras para concluir os estudos como técnico.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.