O Santos acertou nesta sexta-feira, 28, o maior contrato de patrocínio de sua história. O Estadão apurou que o novo patrocinador master é a Novibet, casa de apostas que era parceira do Fortaleza até 2024. A empresa vai pagar mais do que aportava a Blaze, cujo contrato rendia R$ 55 milhões anuais e termina em abril. O plano do novo parceiro é ajudar a estender o contrato de Neymar, que se encerra em junho deste ano.
O contrato, ainda não assinado, terá duração de dois anos, até abril de 2027. As partes alinham os últimos detalhes para que a nova parceria seja divulgada oficialmente pelo Santos nos próximos dias. A ideia do clube e do site de apostas é promover uma série de ações de marketing no dia 14 de abril, data do aniversário de 113 anos do Santos.
Leia também
A estimativa é de que o Santos receberá anualmente R$ 70 milhões da Novibet. Mas há uma série de gatilhos no contrato que podem elevar esse valor ao menos até R$ 80 milhões. Outros dizem respeito a Neymar. Existe uma cláusula no acordo que prevê o pagamento de bônus pela permanência para o camisa 10. Trata-se de mais um parceiro para turbinar o salário do astro do Santos, que aumentou e muito as cotas de patrocínio por causa do retorno do camisa 10.

O contrato com a Blaze, em vigor desde 2023, termina em abril. A empresa decidiu não cobrir as ofertas, abrindo caminho para o clube negociar com outros interessados até chegar a um acordo com a Novibet.
A Viva Sorte, que estampa as costas da camisa, já aportou R$ 20 milhões e tem um acordo pessoal com Neymar, embaixador da empresa de capitalização, também negociou com o Santos. Mas o projeto oferecido pela Novibet foi considerado mais vantajoso pelo presidente Marcelo Teixeira e pelo departamento de marketing, liderado por Armênio Neto.
Explorar ao máximo a imagem de Neymar é fundamental para o Santos conseguir mantê-lo até a Copa do Mundo de 2026. São ações publicitárias e as parcerias comercias que bancam maior parte do salário do atacante de 33 anos.
O regresso de Neymar elevou expressivamente a receita do Santos a ponto de ser possível vender uma das propriedades na camisa por um valor 12 vezes maior, segundo revelou o presidente Marcelo Teixeira ao Estadão. “Uma pequena propriedade na camisa, que nós estávamos vendendo por R$ 500 mil para essa temporada de 2025, nós conseguimos a negociação por R$ 6 milhões. De R$ 500 mil antes, nós fechamos por 1 milhão de dólares”, disse Teixeira, sem detalhar a que espaço do uniforme santista que teve valorização de 1200% ele se referia.
O Santos tem outros dez patrocinadores: Pague Safe, Uniasselvi, Loovi Seguros, Havan, Viva Sorte, Farmárcias Nissei, Canção Alimentos, Kicaldo, Placo e Zé Delivery.
A Novibet foi fundada na Grécia e opera na Europa há 15 anos. Sua estreia no mercado brasileiro foi em 2023 como patrocinador master do Fortaleza, para o qual pagava R$ 40 milhões anualmente. A plataforma de apostas também patrocinou o Paulistão em 2024 e, atualmente, é uma das 15 marcas que investem nas transmissões do futebol do SporTV e da ESPN.