Pouco depois do apito final da vitória do Brasil por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, nesta segunda-feira, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma homenagem para Pelé. O Rei do Futebol está internado no Hospital Israelista Albert Einstein desde a última terça, em São Paulo, para o tratamento de uma infecção respiratória e para avaliação mensal do câncer no cólon diagnosticado em setembro do ano passado. Ele tem acompanhado as partidas da unidade de saúde.
Uma faixa com os dizeres “Pelé” e uma foto do Rei comemorando um gol com a camisa da seleção foi levada ao meio de campo do gramado do Estádio 974.
Além dos jogadores, a torcida que compareceu ao estádio também prestou uma homenagem ao ex-jogador. Aos 10 minutos do primeiro tempo, torcedores nas arquibancadas estenderam um bandeirão com a imagem do Rei do Futebol e com a frase “Fique bem logo”, escrita em inglês. O tempo escolhido para o gesto foi uma referência ao número da camisa usada por Pelé ao longo da carreira.
Em entrevista ainda no gramado, Neymar disse esperar que Pelé tenha gostado da homenagem e também da partida realizada pelo Brasil, válida pelas oitavas da Copa do Catar.
Pouco antes da partida, as redes sociais de Pelé informaram que o Rei assistiria ao jogo do hospital e desejou sorte aos jogadores da seleção. O texto da postagem estava acompanhado de uma foto do ex-jogador na Suécia, em 1958, quando ele ajudou o Brasil a conquistar a primeira Copa do Mundo.
“Eu quero inspirar vocês, meus amigos. Assistirei ao jogo daqui do hospital e estarei torcendo muito por cada um de vocês. Estamos juntos nessa caminhada. Boa sorte ao nosso Brasil!”, disse o Rei.
A goleada sobre a Coreia do Sul, que encaminha o Brasil para as quartas de final contra a Croácia, foi construída inteira no primeiro tempo. Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá marcaram para os brasileiros antes do intervalo e Paik Seung-ho descontou para os sul-coreanos já no segundo tempo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.