O goleiro Rafael foi escolhido pelo técnico Dorival Júnior no domingo para ocupar a vaga deixada por Ederson, cortado por lesão, e vai defender a seleção brasileira nos jogos da Copa América 2024, nos Estados Unidos. A convocação do arqueiro pode deixar o São Paulo mais de um mês sem o titular da posição.
Rafael atuou em 23 jogos na temporada, e o clássico contra o Corinthians na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro no dia 2 de junho deve ser o último jogo do goleiro na meta são-paulina antes da ida à seleção brasileira.
Os atletas convocados devem se apresentar no dia 3 de junho e, caso o Brasil conquiste vaga na final da Copa América, Rafael estará ausente do time comandado por Luis Zubeldía até 14 de julho. O período contempla inicialmente nove jogos válidos pelo Brasileirão.
Essa é a segunda vez que Rafael figura entre os escolhidos para defender o Brasil. A primeira foi em março deste ano, quando o goleiro esteve na lista dos jogadores chamados por Dorival para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. O arqueiro não entrou em campo na ocasião.
Leia também
Porém, o atleta de 34 anos agora se une a Alisson (Liverpool) e Bento (Athletico-PR) no grupo de goleiros da seleção brasileira e pode estrear na equipe nos próximos meses. Com isso, a expectativa é que Jandrei seja o titular da meta do São Paulo no período. Veja, a seguir, a lista de jogos. Vale destacar que o calendário ainda pode ser alterado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF):
Jogos em que Rafael pode desfalcar o São Paulo (todos pelo Brasileirão)
- 12/6 - São Paulo x Cuiabá
- 15/6 - Vasco x São Paulo
- 19/6 - São Paulo x Criciúma
- 22/6 - São Paulo x Bahia
- 26/6 - Athletico-PR x São Paulo
- 29/6 - São Paulo x Bragantino
- 3/7 - Atlético x São Paulo
- 6/7 - São Paulo x Grêmio
- 10/7 - Juventude x São Paulo
A Copa América 2024 começa no dia 20 de junho. O jogo de abertura da seleção brasileira será contra a Costa Rica, no dia 24. Contudo, antes da competição, o Brasil disputa dois amistosos de preparação: o primeiro é contra o México, no dia 8; e o segundo é diante dos Estados Unidos, no dia 12.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.