O Senegal derrotou o Equador por 2 a 1, nesta terça-feira, e se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo pela segunda vez na sua história. A primeira foi no Mundial de 2002. Sarr e Koulibaly marcaram para os senegaleses, enquanto Caicedo anotou o gol equatoriano. Atual campeão africano, o Senegal agora enfrentará o primeiro colocado do Grupo B na próxima fase, enquanto o Equador volta para casa.
As duas seleções entraram em campo com o objetivo de se classificar às oitavas de final, mas o Senegal, precisando da vitória, é quem foi para cima desde o início da partida. Gueye e Dia perderam ótimas chances de gol dentro da área. Ndiaye e Sarr também levaram perigo ao gol de Galíndez.
Já os equatorianos jogaram pelo empate, com o “regulamento debaixo do braço”, e quase não deixaram o campo de defesa. O preço da estratégia defensiva saiu caro. Aos 41, Sarr invadiu a área e foi derrubado por Hincapié. O próprio atacante cobrou o pênalti e abriu o placar.
O Equador veio com duas mudanças no time titular após o intervalo. A equipe sul-americana avançou suas linhas e ocupou mais o campo de ataque. Em cobrança de escanteio, Torres desviou de cabeça e Reasco, bem posicionado, só empurrou para a rede.
A torcida equatoriana mal pode comemorar o gol. Senegal, com o zagueiro e capitão Koulibaly, fez o segundo da partida logo depois. Após cobrança de falta na área, a bola sobrou para o defensor chutar de primeira e desempatar o jogo.
Um dos artilheiros da Copa com três gols, Enner Valencia teve atuação discreta. Com uma torção no joelho, ele era dúvida para o duelo e jogou abaixo do esperado, sendo bem marcado pelos senegaleses.
FICHA TÉCNICA
Equador 1x2 Senegal
EQUADOR: Galíndez; Preciado (Porozo), Torres, Hincapié e Estupiñán; Gruezo (Sarmiento), Alan Franco (Cifuentes) e Caicedo; Plata, Enner Valencia e Estrada (Reasco). Técnico: Gustavo Alfaro.
SENEGAL: Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Pape Gueye, Idrissa Gueye e Ciss (Mendy); Sarr, Ndiaye (Bamba) e Dia (Cisse). Técnico: Aliou Cissé.
GOLS - Sarr, aos 43 minutos do primeiro tempo, Caicedo 22 do segundo e Koulibaly aos 24.
CARTÕES AMARELOS - Gueye.
ÁRBITRO - Clément Turpin (FRA).
PÚBLICO - 44.569 torcedores.
LOCAL - Khalifa Stadium.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.