PUBLICIDADE

Tatuagem de graça? Bayer Leverkusen inova para engajar torcedores em temporada histórica

‘Um amor que dura a vida toda’ é o lema da campanha do campeão da Bundesliga e finalista da Europa League e Copa da Alemanha

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Bayer Leverkusen entrou no embalo da euforia de seus torcedores, que viram o clube levantar pela primeira vez na história a Bundesliga, e lançou a campanha “Um amor que dura a vida toda”, com a intenção de distribuir tatuagens aos seus torcedores até o fim da temporada em comemoração ao título.

A promoção não tem restrição de pessoas, e os fãs podem marcar um horário para serem tatuados na BayArena, casa do Leverkusen, até a conclusão das partidas desta temporada. A única regra é que só poderão escolher um desenho entre dez possíveis, como o emblema do clube, a data de 1904, ano de fundação do clube, ou a data 14 de abril de 2024, que culminou com a conquista da Bundesliga.

Jogadores e torcedores do Bayer Leverkusen vibram com classificação para a final da Europa League. Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

PUBLICIDADE

O anúncio da campanha foi feito junto de uma foto do meia Robert Andrich, que tem inúmeras tatuagens. Em abril, o alemão disse ao jornal Bild que faria uma tatuagem de “campeão da Bundesliga” se o clube conquistasse o título.

O Bayer Leverkusen faz história na Alemanha e está invicto há 49 jogos, desde o início da temporada. Depois de ganhar o Campeonato Alemão, agora busca a Tríplice Coroa e está nas finais da Europa League e da Copa da Alemanha.

A decisão continental, diante da italiana Atalanta, está agendada para o dia 22, às 16h, em Dublin, capital da Irlanda. Já o jogo do título do mata-mata nacional marcará o último capítulo da temporada. No dia 25, às 15h, no Estádio Olímpico de Berlim, o adversário será o Kaiserslautern.

Para especialistas em marketing e gestão esportiva, a ação aproxima ainda mais a relação de identidade entre clube e torcida. “Não me recordo de uma ação como essa, promovida por um clube, mas imagino que vai justificar sua menção no Livro dos Recordes. Não temos paralelo no Brasil para ilustrar a relevância da conquista do clube”, analisa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.

“Quando o departamento de marketing de uma instituição consegue fazer a leitura dos seus torcedores, estudam a sua jornada e trabalha muito os dados de quem exatamente são, as possibilidades de conexão se tornam infinitas e altamente estratégicas”, aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap. “O Bayer Leverkusen teve uma ideia sensacional, propiciar ao torcedor registrar na pele esse amor aproxima e engaja de forma única”, acrescenta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.