PUBLICIDADE

Uruguai x Brasil na Copa América: onde assistir ao vivo, horário e escalação

Com Endrick no lugar de Vini Jr, seleção brasileira encara equipe que vem com 100% de aproveitamento no torneio

PUBLICIDADE

Foto do author Leonardo Catto

A seleção brasileira encara o Uruguai, neste sábado, 6, às 22h (horário de Brasília), pelas quartas de final da Copa América. O adversário mais difícil, em comparação com o Panamá, que era a outra possibilidade, é consequência do desempenho ruim na primeira fase, com dois empates e uma vitória. Sem Vinicius Júnior, suspenso, Dorival escolheu Endrick para começar o jogo, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Logo após o empate contra a Colômbia, o atacante Raphinha mostrou tranquilidade ao saber que o adversário seria a seleção uruguaia. “Não temos que ficar preocupados com os próximos jogos. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário”, falou. A seleção brasileira não é tida como favorita e fica atrás de Argentina e o próprio Uruguai entre os candidatos ao título.

Uma das polêmicas desta Copa América é o tamanho reduzido dos gramados. Agora, o Brasil voltará a um estádio que já esteve no calendário da equipe. Foi no Allegiant Stadium que os brasileiros golearam o Paraguai por 4 a 1, na segunda rodada da fase de grupos. Novamente, os termômetros ultrapassam os 40 graus. No estádio, porém, há cobertura e um sistema de climatização.

Endrick foi o escolhido de Dorival Junior para o lugar de Vini Jr, suspenso. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Foi neste jogo que Dorival trocou Raphinha por Savinho e Guilherme Arana por Wendell – além do desencanto de Vinicius Júnior, que marcou duas vezes. Agora, o camisa 7 não pode jogar, por ter recebido dois amarelos na fase anterior. Na sexta-feira, 5, o técnico brasileiro confirmou que Endrick assume a titularidade.

“Perdemos um jogador importante, mas ganhamos um jogador que vem despontando, buscando uma oportunidade. Quem sabe seja aí o momento do Endrick”, falou Dorival Jr, em entrevista coletiva.

Dentre as opções, estavam também Savinho, mas com manutenção de Raphinha, Gabriel Martinelli, Pepê e Evanilson. Este último mudaria o aspecto do time, com uma referência no ataque. Para o treinador, isso não acontece com o jogador de 17 anos.

“O Endrick não é especificamente um 9, que joga fixo, prefere um pivô. Ele é um jogador que flutua, se movimenta. Realmente, nas minhas últimas equipes, sempre tive um centroavante de origem, mas tenho que respeitar as características dos jogadores que convocamos”, aponta e conclui: “Por isso que falei, para não nos precipitarmos em relação ao Endrick. No momento certo, haveria a possibilidade”.

Publicidade

Andreas Pereira já havia comentado sobre a ausência de Vini Jr, ainda antes do anúncio de que o camisa 9 assumiria seu lugar. “Para ganhar, vamos ter que atropelar (o Uruguai) e fazer tudo nesse sentido para vencer. Estamos nos preparando para jogar de acordo com quem entra. A gente tem formas de jogar com falso 9, ou com dois 9 fixos. O Uruguai é qualificado, mas nosso meio-campo é muito bom também”, analisou. O Uruguai tem o melhor ataque da Copa América, com nove gols marcados.

Independentemente da escalação, o grupo de jogadores entende que precisa mudar a postura em campo. Alisson, um dos mais experientes do elenco, sintetizou esse pensamento. “Queríamos classificar em primeiro. A classificação veio e é o mais importante. Agora começa o mata-mata e precisamos ligar uma chave diferente”, reconheceu.

No Uruguai, apenas o atacante Darwin Núñez e o meia Maxi Araújo marcaram mais de uma vez, com dois gols cada. O primeiro tem assumido o lugar de centro-avante, aos poucos deixado por Luis Suárez. Aos 37 anos, o veterano do Inter Miami já assumiu o posto de reserva na equipe de Marcelo Bielsa.

URUGUAI X BRASIL: SAIBA TUDO SOBRE O JOGO DA COPA AMÉRICA

  • Data: 06/07/2024
  • Horário: 22 horas
  • Local: Allegiant Stadium, Las Vegas (Estados Unidos).

ONDE ASSISTIR A URUGUAI X BRASIL AO VIVO

PUBLICIDADE

  • Globo (TV aberta)
  • SporTV (TV fechada)
  • Globoplay (streaming)

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO URUGUAI

  • URUGUAI - Rochet; Nandéz, Ronald Araújo, Olivera e Vinã; Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri, Darwin Núñez e Maxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO BRASIL

  • BRASIL - Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Raphinha, Endrick e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior.

ARBITRAGEM DE BRASIL X URUGUAI

  • Dario Herrera (ARG)

ÚLTIMOS RESULTADOS DE URUGUAI E BRASIL

  • 1º/07 - Estados Unidos 0 x 1 Uruguai - Copa América
  • 2/07 - Brasil 1 x 1 Colômbia - Copa América
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.