PUBLICIDADE

Veja cinco curiosidades de Ronald Koeman, novo treinador do Barcelona

Embora tenha passagem marcante pelo time espanhol como atleta, o ex-zagueiro também se destaca por ter sido goleador, treinar quase todos os clubes em que jogou, dentre outras curiosidades

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Barcelona anunciou a contratação do treinador holandês Ronald Koeman. Ele substituirá Quique Setién, demitido na última segunda-feira, após o fiasco na Liga dos Campeões, que culminou na goleada vexatória por 8 a 2 contra o Bayern de Munique.

A relação entre Koeman e o clube catalão é antiga. Ele foi zagueiro do time catalão nos anos 90, mas sua carreira é marcada também pela passagem por outros clubes. Confira cinco curiosidades do novo comandante da equipe espanhola.

Barcelona anuncia o holandês Ronald Koeman como novo técnico Foto: Divulgação/Barcelona

PUBLICIDADE

Zagueiro goleador

Isso mesmo. Koeman está na lista de zagueiros que mais marcou gols na história do futebol. Ao todo, em 759 jogos, o holandês balançou as redes adversárias 250 vezes. A maioria deles aconteceu no Campeonato Espanhol, onde, com a camisa do Barcelona, marcou 87 gols. A intimidade com a bola era tão grande, que o zagueiro chegou a ser artilheiro da edição 1993/94 da Liga dos Campeões. Foram 8 gols em 12 jogos.

Peça chave do 'dream team' catalão

Koeman brilhou no futebol holandês e chamou a atenção de seu conterrâneo Johan Cruijff, que, na época, treinava o Barcelona. Cruijff tinha uma missão parecida com a que Koeman possui hoje: resgatar o bom futebol catalão. O resultado da campanha foi a conquista do tetracampeonato espanhol, entre 1991 e 1994, e o título inédito da Liga dos Campeões, na temporada 1991/92.

Treinou a maioria dos clubes por onde jogou

Publicidade

Anunciado como treinador do Barcelona, agora resta a Koeman treinar o Groningen, da Holanda, para completar sua passagem como técnico em todos os clubes pelo qual atuou como jogador. Ele acumula passagens pelo Ajax, PSV, Feyenoord, Vitesse e a própria seleção holandesa.

Jogou por três rivais na Holanda

Koeman defendeu o Ajax, onde conquistou um Campeonato Holandês e uma Copa da Holanda, do PSV, onde conquistou três Campeonatos Holandeses, duas Copas da Holanda e uma Liga dos Campeões, e, por fim, pelo Feyenoord, já no final de sua carreira, sem títulos.

Possui um irmão jogador e treinador

Não se engane se você já ouviu falar de um Koeman que também já foi jogador e treinador. Isso porque Ronald é irmão mais novo de Erwin Koeman, atual assistente técnico do Everton, da Inglaterra. Ambos coincidentemente traçaram a mesma carreira. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.