Uma partida de futebol na Holanda, válida pelo Campeonato Nacional, registrou momentos de tensão na arquibancada. O Groningen, que corre sério risco de ser rebaixado, recebeu o Heerenveen no Estádio Euroborg e, mais uma vez, não teve boa atuação. Aos 40 minutos do primeiro tempo, os visitantes já venciam por 2 a 0, o que enfureceu os torcedores na arena e resultou em uma cena lamentável: um deles agrediu o lateral-esquerdo de seu próprio time, Jetro Willems, ex-Newcastle. Mas sem querer.
A confusão ocorreu aos 35 minutos do segundo tempo, no momento em que um grupo de adeptos teve de ser contido pelo cordão de segurança enquanto havia o medo de uma invasão de campo. O jogador foi um dos que se aproximaram para pedir calma aos presentes e, no meio do ‘bolo’, levou um soco que, por sorte, pegou apenas de ‘raspão’.
No vídeo, nota-se que a atitude não foi aprovada por seus colegas de arquibancada, já que o agressor foi prontamente detido e retirado da confusão pelos seguranças. Alguns torcedores ainda ajudaram Willems, que não se machucou, quando ele voltou ao local.
A partida foi interrompida e ficou no ar o temor de que pudesse ser terminada ali mesmo, mas o árbitro Serdar Gozubuyuk autorizou o reinício e o Heerenveen garantiu a vitória por 2 a 0.
A fase do tradicional Groningen, que revelou Virgil van Dijk e Arjen Robben e trouxe ainda Luis Suárez para a Europa, é preocupante. A derrota foi a sua terceira nas últimas três rodadas e afundou o clube na zona de rebaixamento. Atualmente, ele se encontra na 17ª posição - de 18 times no total -, com 17 pontos. O Excelsior, primeiro fora do Z-4 no país, tem 23 pontos e ganhou seu último jogo, o que complica ainda mais o ‘Exército Verde-e-Branco, como é chamado o Groningen na Holanda.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.