O atacante Vinícius Júnior tem sido alvo constante de ataques racistas por meio de insultos e cantos do público espanhol, inclusive em jogos que não está presente. O portal espanhol Relevo divulgou que o jogador passou por uma crise com o Real Madrid devido a uma publicação que reforçou as ofensas racistas que ele vem sofrendo.
No post, que ficou por algumas horas nos stories do Instagram do clube, uma foto de Vini Jr. beijando o escudo do Real Madrid foi divulgada ao lado de uma figurinha que mostra a evolução da espécie humana. A figura em questão faz uma releitura da evolução do macaco até ser humano, a diferença é que o último estágio é um homem com fones de ouvido. A imagem é um logotipo utilizado pela dupla israelense de DJs ‘Vini Vici’.
Leia também
O story foi postado horas antes de um dos jogos mais tensos da temporada: o confronto com o Valencia, no Estádio de Mestalla, local em que o jogador sofreu ataques racistas no ano passado. Na ocasião, Vini Jr. marcou dois gols e o Real Madrid empatou por 2 a 2 com o Valencia. De acordo com o portal espanhol, o atacante se irritou ao ver o post no dia da disputa, pediu explicações e ameaçou não entrar em campo. Quem acalmou o atacante foi diretor-geral do Real Madrid, José Àngel Sánchez. O post foi retirado das redes e o clube garantiu à equipe do brasileiro que vai tomar medidas em relação aos responsáveis pela publicação.
Leia também
Outro caso recente de racismo que Vini sofreu ocorreu na quarta-feira, dia 13. Torcedores do Atlético de Madrid chamaram o atleta de “chimpanzé” antes do confronto com o Inter de Milão, pela Champions League. O jogador cobrou um posicionamento da Uefa, pedindo que punam os torcedores. “É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente”, escreveu o brasileiro no X (antigo Twitter).
O Real Madrid conheceu o adversário das quartas de final da Champions League. Será o Manchester City, atual detentor do título.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.