Giovanni Vianna é superado por Nyjah Huston, e fica com a prata na final do Super Crown

Brasileiro precisava de manobra perfeita na última rodada, mas sofreu uma queda e ficou com o segundo lugar

PUBLICIDADE

Foto do author Bruno Accorsi
Atualização:

Não deu dobradinha brasileira no topo do Super Crown neste domingo, 15. Após Rayssa Leal conquistar o título no feminino, Giovanni Vianna ficou com a prata, no masculino. O brasileiro conquistou 36,2, e perdeu para o americano Nyjah Huston, que fez 36,8. Com 35,4 pontos o português Gustavo Ribeiro levou o bronze e completou o pódio. Outro brasileiro, Felipe Gustavo, terminou em quinto lugar com 25,2 pontos.

Faltando uma manobra para terminar a competição, Giovanni Vianna ocupava a segunda posição, com 36,2 pontos, seis décimos atrás do americano Nyjah Huston, que tinha 36,8 pontos. O brasileiro precisava de uma manobra perfeita para tentar o primeiro lugar, mas sofreu uma queda e terminou na segunda posição.

Nyjah Huston mostrou por que é uma lenda do skate. O americano de 30 anos deu show no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Recebeu altas notas e se consolidou como maior vencedor da SLS Super Crown, a decisão da Liga Mundial de Skate Street, com sete títulos.  Foto: Felipe Rau/Estadão

O mesmo aconteceu com o português Gustavo Ribeiro, que tinha a chance de ultrapassar Vianna na última manobra, mas também sofreu uma queda e acabou no terceiro lugar do pódio. O português estava fora dos três primeiros colocados quando acabou a fase da pista, e se recuperou nas manobras para chegar à terceira colocação.

PUBLICIDADE

Felipe Gustavo, que terminou a competição em quinto lugar, terminou uma das duas voltas, já que sofreu uma queda na segunda e foi para a fase das manobras precisando pontuar. O brasileiro chegou a sonhar com o pódio, mas as quedas prejudicaram a pontuação de Gustavo.

Na fase das manobras houve também um momento de tensão. O colombiano Jhancarlos Gonzalez bateu com a cabeça na pista e precisou ser retirado da pista de maca. O skatista deixou o Ibirapuera consciente e foi levado ao Hospital São Paulo. Ele foi aplaudido pelo público enquanto deixava o local.

Durante a prova, cada skatista apresentou duas voltas de 45 segundos pela pista e cinco manobras individuais. A nota final foi formada pela soma da quatro pontuações mais altas em ambas as seções, com apenas uma pontuação máxima de uma linha sendo contada para a pontuação final.

A primeira rodada de voltas foi ótima para o skate brasileiro. Defensor do título, Giovanni Vianna foi o primeiro da grande decisão ao fazer soar a sirene do Nine Club, ao arranca um 9.1 dos juízes para assumir a liderança. Felipe Gustavo teve um 8.0 para ficar em terceiro, e o colombiano Jhancarlos González fechava a trinca sul-americana no topo, em segundo lugar, com 8.8.

O astro Nyjah Huston deixou o jogo um pouco mais duro porque fez um 9.2 na segunda volta, ultrapassando Giovanni, que cometeu erros e somou apenas 1.0, preservando a nota anterior, já que prevalece a mais alta. Já Felipe Gustavo não melhorou o 8.0 e caiu para quinto lugar, superado por um 8.1 do português Gustavo Ribeiro. Durante a fase de cinco manobras, Giovanni Vianna teve 8.8, 9.1 e 9.2 como melhores notas para fechar o total em 36.2, muito perto de Huston, que fez 36.8.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.